Quando todos ganham

Empresários, poderes público e privado, formadores de opinião, condutores, moradores, comerciantes locais – pensar em um evento sustentável, que beneficie os atores envolvidos e a cidade anfitriã é uma das missões do ABETA Summit 2012.

  
  
ABETA Summit 2012 traz iniciativas sustentáveis

Maior consumo de água e energia, mais trânsito e aumento na geração de resíduos – algumas consequências da realização de um evento não são nada desejáveis, mas existem. Pensando nisso, o ABETA Summit 2012 traz na essência algumas estratégias para minimizar estes impactos e se tornar um evento mais sustentável.

Tendo como proposta reunir representantes do mercado da vida ao ar livre no Brasil, este ano o evento acontece de 29 a 31 de outubro em Socorro (SP). Para trazer benefícios para cidade anfitriã e sua população, a ABETA, em parceria com a Comissão ABETA Socorro e a Associação Ambientalista Copaíba, lança uma série de iniciativas socioambientais que já começam no pré-evento.

“Trabalhar em conjunto com a Comissão ABETA Socorro e com a Associação Ambientalista Copaíba é essencial para essa ação dar certo. Eles atuam no destino que será impactado e sabem melhor que ninguém quais as melhores formas de atender as demandas geradas pelo evento”, avalia a coordenadora do Núcleo de Associados e Comercialização, Stela Maris.

Iniciativas simples serão estimuladas entre os participantes. “Entendemos que muitas vezes pequenas mudanças de postura fazem diferença num aspecto mais global. Por isso procuramos identificar algumas ações que facilmente podem ser adotadas pelo público que participa do ABETA Summit”, completa Stela Maris.

Para a coordenadora da Associação Ambientalista Copaíba, Ana Paula Balderi, adotar essas medidas de minimização dos impactos causados localmente é um passo importante. “É uma ação de responsabilidade, ter consciência e saber como reverter esses impactos com melhorias. A ABETA, através desse evento, mostra aos participantes que isso é possível e prazeroso”.

Conheça as iniciativas:

Leve sua caneca! – Reivindicação de alguns associados nas edições passadas passa a ser formalmente apoiada pela ABETA. O objetivo é não utilizar recipientes descartáveis. Quem quiser pode até mesmo fazer um escambo de canecas com os demais participantes!

Leve sua bike! –
Em Socorro, evite utilizar carro: prefira a bicicleta! Menos trânsito e mais saúde – a cidade e seu corpo agradecem!

Caroneiros – Vai de carro até Socorro? Está sozinho? Ofereça ou peça carona! Além de garantir boa companhia, você divide os custos da viagem e evita colocar um carro a mais nas ruas! Procure saber quem tem interesse nas caronas – para isso, uma boa pedida são as redes sociais.

Faço parte da ABETA – Tem orgulho em fazer parte da Associação? Que tal ganhar um adesivo com os dizeres “Sou associado ABETA”? Muito fácil: leve roupas ou alimentos não-perecíveis e troque pelo seu adesivo. Tudo o que for arrecadado será repassado para o Fundo de Solidariedade do município, uma maneira de retribuir a hospitalidade da população de Socorro.

Plante o amanhã! – A ideia aqui é neutralizar parte do carbono gerado pelo evento. Para isso contamos com o apoio da Copaíba, que além de ajudar a fazer essa conta, vai ceder as 500 mudas de espécies da Mata Atlântica. E a Comissão ABETA Socorro será a responsável pelo plantio e manutenção das mudas em uma área de 0,3 hectares após o ABETA Summit. É uma forma de deixar bons frutos na cidade que vai acolher o Encontro.

Em Socorro - Para o coordenador da Comissão ABETA Socorro, Charles Gonçalves, o envolvimento da população local é essencial. “Acredito que o povo Socorrense também enxergue estas ações com bons olhos e se envolva cada vez mais”, afirma.

Para Ana Paula Balderi, o apoio das empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é fundamental, pois elas têm contato direto com o turista. “Trabalhar a sensibilização e mostrar para o turista a importância das áreas de preservação contribui para a preservação das mesmas e ajuda nossa entidade a cumprir sua missão”, salienta.

Segundo Charles, os associados ABETA estão comprometidos com as ações. “Estamos falando de um evento de turismo em um destino turístico e esta ‘pegada verde’ faz toda a diferença. Nós da Comissão ABETA Socorro acreditamos que temos a obrigação de promover ações como estas. Vale salientar que dependemos de um ambiente natural e preservado para o êxito de nossos negócios”, finaliza.

Participe! Faça sua parte!

ABETA Summit – O 9º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura recebe apoio da Prefeitura Municipal de Socorro, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Sebrae Nacional, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, da Ecotrip, da CURTLO, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), da Adventure Travel Trade Association (ATTA), da IHelp Tec, da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV), da Trio Interativa, da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Avisep), da Intelly - ISend, da Aventura & Ação, da Core Brazil, da Go Outside, da Adventure Sports Fair (ASF), da Sunflower Turismo, do Associação Ambientalista Copaíba e da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal.

Serviço
ABETA Summit 2012 - “Atuando em redes: Compartilhando ideias para multiplicar negócios”

Data: 29 a 31 de outubro
Local: Socorro/SP
Informações: http://www.abetasummit.com.br

  
  

Publicado por em