Região do Vale das Águas/MS inicia hoje fórum para discutir desenvolvimento do potencial turístico

O evento vai formalizar o início dos trabalhos do grupo que deve discutir as ações de fortalecimento do potencial turístico da região que abrange sete municípios.

  
  
Região do Vale das Águas inicia hoje fórum para discutir desenvolvimento do potencial turístico

Como resultado das ações de planejamento estratégico para desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul, começa hoje (16) em Nova Andradina o Fórum de Turismo Vale das Águas. O evento vai formalizar o início dos trabalhos do grupo que deve discutir as ações de fortalecimento do potencial turístico da região que abrange sete municípios.

A diretora-presidente da Fundação Estadual de Turismo (Fundtur), Nilde Brun participa da abertura do fórum, que será formado por entidades privadas, sociedade civil organizada e pelo poder público. O evento marca ainda a posse do presidente do fórum que será do prefeito de Ivinhema, Renato Pieretti Câmara.

De acordo com a turismóloga da Fundação de Turismo e interlocutora da região do Vale das Águas, a realização do fórum faz parte de uma política que descentraliza a gestão do turismo regional, incentivando a participação e colaboração mútua de regiões próximas para o fomento ao turismo. “Seguimos uma política do Ministério do Turismo, que é o Programa de Regionalização do Turismo que institui a Instância de Governança Regional”, explica Cristiane.

“Com esta política nós trabalhamos no fortalecimento regional do turismo, que terá um grupo onde os membros decidem o projeto de gestão regionalizada de cada área, garantindo autonomia para gerir o turismo local e fortalecer o potencial turístico de cada região”, observa a turismóloga.

Para Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo, a iniciativa é positiva porque não beneficia somente uma área, mas todo o Estado, verificando o potencial de cada município individualmente e introduzindo-o num grupo onde cada região terá seu papel como chave para o desenvolvimento forte do turismo em Mato Grosso do Sul.

Sete municípios fazem parte da região do Vale das Águas: Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu, Batayporã, Angélica, Novo Horizonte do Sul e Jateí.

Fonte: Governo do Mato Grosso do Sul

  
  

Publicado por em