Gramado sediou o 26° Festival de Turismo

O evento contribuiu para instituir a profissionalização do turismo na região serrana e no estado gaúcho.

  
  

O 26° Festival de Turismo de Gramado (Festuris) terminou no domingo (9/11) com o saldo de 324 reuniões de negócios realizadas entre empresas de turismo, em um intervalo de menos de dois dias.

A organização do evento informou que 14 mil pessoas participaram das atividades do festival, seja em workshops de capacitação, nos salões de comercialização ou no congresso.

O volume de expositores cresceu 3,5% nesta edição e o aplicativo do Festuris foi baixado 1.928 vezes. A 26° edição do festival teve o apoio do Ministério do Turismo.

Para Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris, o impacto do evento na promoção do destino Gramado é notável, mas ainda há muito a conquistar.

"Os eventos reposicionam Gramado no cenário nacional de turismo e de eventos. O desafio, agora, é internacionalizar o destino", disse Rossi.

De acordo com Zorzanello, o evento contribuiu para instituir a profissionalização do turismo na região serrana e no estado gaúcho.

"Manter a energia do evento e continuar inovando é o nosso objetivo", afirmou.

A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, garantiu que o calendário municipal de eventos vem consolidando o destino gaúcho como sede para congressos, feiras e exposições de pequeno, médio e grande porte.

Segundo ela, a estratégia de sediar pelo menos um grande evento a cada mês fez o governo municipal decidir pela retomada da Feart, a feira de artesanato historicamente realizada na cidade, que deve voltar para a programação local em setembro de 2015.

Já está confirmada a participação dos 65 destinos indutores do turismo, selecionados pelo Ministério do Turismo.

O MTur participou do festival com dois estandes institucionais. Entre as ações do Ministério destacam-se a divulgação da campanha #PartiuBrasil, que estimula o brasileiro a viajar pelo país; além dos programas Passaporte Verde e Turismo Acessível, amplamente divulgados no balcão de atendimento, por meio da distribuição de materiais informativos e jogos interativos.

De acordo com a coordenadora-geral de Sustentabilidade do MTur, Isabel Barnasque, “o turismo sustentável é um segmento com demanda em forte alta no mercado.

O Ministério do Turismo está criando oportunidades para que os profissionais do setor e o próprio mercado se preparem cada vez mais para atender esse público”, disse. A 27ª edição do Festuris está marcada para novembro de 2015.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur / Vanessa Sampaio

  
  

Publicado por em