Rio de Janeiro abre o 51º Congresso Nacional de Hotéis

O Conotel 2009 foi aberto nesta segunda (17) em clima de otimismo e tecnologia 3D; ABIH e Sebrae assinaram protocolo de cooperação para beneficiar pequenos meios de hospedagem

  
  
Álvaro Bezerra (ABIH) e Luiz Carlos Barboza (Sebrae) assinam protocolo de cooperação

A descontração dos presentes na abertura do 51° Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, refletia o otimismo do setor de turismo. As autoridades – tanto pessoalmente quanto em uma projeção com hologramas em 3D – foram unânimes em ressaltar a harmonia das esferas políticas para os investimentos e fortalecimento do setor diante da crise internacional.

“O turismo depende de variáveis incontroláveis e a maior contribuição que o presidente Lula, o prefeito Eduardo Paes e eu estamos dando ao turismo é esta: parceria, investimentos, fazer o dever de casa para melhorar a qualidade de vida de quem mora e visita o Brasil e o Rio”, afirmou o governador Sérgio Cabral.

O prefeito Eduardo Paes acentuou a importância da realização de grandes eventos na cidade. “O Rio tem orgulho de receber o Conotel pela segunda vez e está se esforçando em ter infraestrutura para eventos como este. Temos uma oportunidade de ouro, com a Copa de 2014, com todo o País sendo afetado de maneira positiva, além da possibilidade de o Rio sediar os Jogos Olímpicos de 2016”.

Na cerimônia, o diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza, e o presidente da ABIH/Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, assinaram um protocolo de cooperação nacional. O objetivo é buscar a modernização e ampliação da competitividade dos pequenos meios de hospedagem, por meio da educação à distância, orientação sobre Empreendedor Individual, implantação de novas ferramentas de comercialização, como centrais de negócios e incentivos previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Atravessando a crise

Para avaliar maneiras de passar imune pela crise, o tema escolhido para permear toda a programação do congresso foi 'A Conjuntura Internacional e a Hotelaria Brasileira'. “Os palestrantes internacionais ajudarão a ver a crise com outros olhos”, afirmou o presidente da ABIH/Nacional.

Na cerimônia, o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto, recebeu o prêmio 'Ministro Cinco Estrelas', em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do setor. “O momento é de otimismo após a turbulência e o Brasil passou bem pela crise, comparado a outros países. Pretendemos liberar uma linha especial de crédito para a área, flexibilizar o visto e regularizar a lei geral do turismo. Atualmente, estamos trabalhando em 65 destinos turísticos”, observou.

Também participaram da abertura Norton Luiz Lenhart, presidente da Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes; Alexandre Sampaio, presidente do Sindrio; Marcia Lins, secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer; Antônio Pedro Figueira, secretário municipal de Turismo; Alfredo Lopes, presidente da ABIH-Rio; Evandro Peçanha e Sergio Malta, respectivamente diretor e superintendente do Sebrae/RJ.

A programação continua até quarta-feira (19), com workshops e atividades de integração que buscam valorizar e especializar as atividades exercidas pelos empresários e assim tornar possível uma maior qualificação dos empreendimentos.

Paralelamente ao congresso, haverá, ainda, a exposição mercadológica de produtos, serviços e equipamentos do setor e um espaço para os micros e pequenos empresários na Bolsa de Fornecedores. Neste, as empresas vinculadas ao Sebrae poderão reunir-se com empresários e executivos responsáveis pela decisão de compra dos seus respectivos meios de hospedagem.

O Sebrae está com um estande de atendimento aos clientes do Conotel, no qual oferecerá informações sobre Linhas de Financiamento para o Turismo, Empreendedor Individual e palestras no “Espaço do Empreendedor”. No dia 19, haverá o painel “Empreendedorismo no Turismo”, que abordará os seguintes temas “Inovação”, “Serviços Financeiros Acesso a Microcrédito" e "Empreendedor Individual". A expectativa é receber cerca de três mil visitantes, 100 empresas e 800 convidados.

Serviço:
51º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel
Dias 17 a 19 de agosto
Centro de Convenções Sul América - Cidade Nova (RJ)
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212-7071

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em