Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil retratado pelo Guia Verde Michelin

Lançamento da edição, em Paris, contou com a presença do ministro Barretto, do governador Sérgio Cabral e do prefeito, Eduardo Paes

  
  

Destino turístico mais conhecido no exterior, o Rio de Janeiro é agora o primeiro estado do Brasil a ser retratado pelo Guia Verde Michelin. O lançamento da edição em inglês ocorreu hoje à tarde em Paris, na sede do grupo Michelin.

“Um guia tão tradicional retratando o Rio demonstra o crescimento do Brasil como destino turístico mundial”, disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto, presente à solenidade, na embaixada do Brasil em Paris. Além de Barretto, estavam presentes o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a presidente da Embratur, Jeanine Pires e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A tiragem inicial será de 10 mil exemplares, que serão vendidos Europa por 20 euros. Uma edição em português será lançada no Brasil, ainda este ano, para o uso promocional do governo do Rio de Janeiro (ela não será vendida, a princípio). A versão em francês será vendida em maio de 2010.

O governo do Rio investiu 400 mil reais no guia para cobrir os custos de produção. A atualização será feita a cada dois anos e a partir daí, os custos correrão por conta exclusivamente da editora do guia, segundo a secretária estadual de Turismo do Rio, Márcia Lins.

Um dos guias de viagem mais tradicionais do mundo, o Michelin foi lançado 1900 pelos fabricantes dos pneus Michelin, com o objetivo de estimular as viagens de curta distância feitas de carro.

Atualmente, a coleção de Guias Verdes tem cerca de 310 regiões do mundo retratadas em 9 idiomas.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em