Rio de Janeiro sediará o 1º Encontro Nacional do Setor Joalheiro

Durante dos dias 08 e 09 de novembro, empresários, estudantes de design e profissionais do ramo terão a chance de participar de palestras, workshops e mesas-redondas, comandados por representantes de peso do setor e convidados internacionais

  
  

Durante dos dias 08 e 09 de novembro, empresários, estudantes de design e profissionais do ramo terão a chance de participar de palestras, workshops e mesas-redondas, comandados por representantes de peso do setor e convidados internacionais.

O 1º Encontro Nacional do Setor Joalheiro é uma parceria entre a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (AJORIO) com o Centro de Tecnologia em Design do Senac Rio e tem apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM), Anglogold Ashanti do Brasil , Fecomércio-RJ e Sebrae-RJ.

O 1º Encontro Nacional do Setor Joalheiro acontece na seqüência da renovação do convênio de exportação entre o IBGM e a APEX-Brasil, que vai proporcionar a participação de empresas nacionais em mais de 20 feiras no exterior por ano. As exportações de jóias crescem cerca de 25% por ano e já atingiram US$ 644 milhões só no primeiro semestre de 2007.

Vale lembrar que é o primeiro encontro realizado nesse formato no Brasil e pretende discutir as linhas e estratégias políticas para o setor joalheiro nos próximos anos.

“É um ótimo momento para falar de jóia brasileira e pensar no futuro de um segmento tão importante para o país. Atualmente, o Brasil é pólo de exportação para 40 países e o número de mercados-alvos vem aumentando significativamente nos últimos anos”, diz Luiz Otávio Machado, gerente do Centro de Tecnologia em Design do Senac Rio.

Programação

Duas palestras internacionais serão realizadas na quinta-feira, dia 08. Às 10h30, o empresário Prida Tiasuwan falará sobre "Como a Tailândia transformou o setor de jóias e gemas no segundo mais importante da economia do país”.

Considerado um dos principais joalheiros da Tailândia, Prida, há 15 anos, tinha somente uma fábrica de jóias em seu país. Hoje, possui fábricas na Tailândia, China, Indonésia, Vietnã e mais de 120 lojas espalhadas pela Ásia. Na parte da tarde, às 14h, o italiano Paolo Novembri, reconhecido consultor do setor joalheiro, falará sobre “Novos canais de comercialização de jóias e gemas e as oportunidades do Brasil no mercado internacional”.

Gerente de projetos para importantes joalherias (fabricantes e lojistas) na Itália, Suíça, Turquia, Índia, Brasil, China e EUA, Paolo conhece muito bem os mercados do mundo todo e as características dos canais de comercialização mais adequados para o setor joalheiro brasileiro.

Entre os convidados da sexta-feira, dia 09, estarão Lisht Marinho, com a palestra “Apresentação de case de sucesso do varejo de jóias no Brasil”; Ricardo Vianna, à frente de “A inserção da jóia brasileira no mercado internacional”; Fernando Cortês, no comando do workshop “Os segredos de uma joalheria de sucesso”; e Eduardo Brüner, com “Posicionamento de marcas no setor de jóias – a visão e a experiência do empresário”.

O foco do encontro serão os seguintes tópicos: discussão dos maiores entraves ao desenvolvimento do setor joalheiro no Brasil; agregação de valor à jóia brasileira através do design diferenciado; apresentação dos resultados dos trabalhos dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) do setor joalheiro no país, além das novas possibilidades mercadológicas para nossos produtos.

Outros destaques do evento serão o workshop do fotógrafo Marcos Vianna: “Fotografia de jóias e gemas: dicas do especialista”;e a exposição dos produtos dos principais Arranjos Produtivos Locais (APLs) de jóias do país. Empresários e dirigentes de associações de representação do setor também mediarão debates sobre informalidade.

Serviço:

Evento: Encontro Nacional do Setor Joalheiro
Data: 08 e 09 de novembro
Local: Auditório da FECOMÉRCIO – Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ

Informações e inscrições:
Centro de Tecnologia em Design do Senac Rio
Av. Ayrton Senna, 2.150, bloco E – 3º andar, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. Telefones: (21) 2108 8219/ 2108 8216 – 2108 8214
www.rj.senac.br/design

Fonte: Senac

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Nubia canavessi

Nubia canavessi

06/11/2008 11:28:27
Acredito que e muito importante trazer novas tendencias ,como tambem mostrar o mercado brasileiro onde existe uma importante jolharia nacional, reconhecida mundialmente.

Parabens

nubia