Rio recebe o maior salão náutico da América Latina

Evento reúne expositores de todo o mundo e representa impulso para o turismo náutico

  
  
O ‘Rio Boat Show’, o maior salão náutico da América Latina

Começou nesta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, o maior salão náutico da América Latina. O ‘Rio Boat Show’ deverá receber, nesta 15ª edição, no Píer Mauá, cerca de 40 mil visitantes, até o dia 18, e movimentar R$ 250 milhões em negócios.

O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, representou o Ministério do Turismo na abertura do evento. Ele ressaltou a importância do salão no desenvolvimento do turismo náutico no país e elogiou a organização, que leva ao Rio de Janeiro os principais expoentes da indústria náutica mundial: “A balança comercial do turismo precisa de impulso, e é extremamente oportuno que o setor esteja atento ao turismo náutico. O MTur tem trabalhado com a promoção de destinos no turismo náutico, cuja cadeia produtiva tem crescido ano após ano”.
Segundo ele, o turista do segmento náutico gasta, em média, cem vezes mais que o turista comum. Gastos que incluem a manutenção da embarcação, despesas com hospedagem, alimentação e passeios, entre outros.

Pela primeira vez, o salão é realizado no Píer Mauá. O novo endereço é resultado da ação da Prefeitura do Rio com o apoio dos governos federal e estadual, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A infraestrutura totaliza 45 mil m². Acomoda mais de 100 barcos na água em mais de 500m de cais. A exposição é realizada em três grandes pavilhões climatizados.

MERCADO

Em 2011, segundo os organizadores do ‘Rio Boat Show’, mais de 18,5 mil barcos foram vendidos no país, gerando uma movimentação financeira de cerca de US$ 800 milhões. Foram produzidas 680 mil embarcações, das quais 4.5 mil barcos de fibra, 8,5 mil de alumínio, infláveis e caiaques.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em