Rodada de Negócios Descubra Sergipe estimula intercâmbio turístico

Rodada de Negócios proporcionou parcerias, convênios e facilitou o intercâmbio de mercado entre empresários e gerentes do turismo sergipano e operadores de todo o Brasil.

  
  

Realizado no Centro de Convenções de Sergipe na última sexta-feira, 17, o Fórum de Negócios do Turismo Descubra Sergipe, também conhecido como Rodada de Negócios, proporcionou parcerias, convênios e facilitou o intercâmbio de mercado entre empresários e gerentes do turismo sergipano e operadores de todo o Brasil.

“Você tem aqui gerentes e profissionais de grandes operadoras do país elogiando a nossa infra-estrutura e qualidade dos atrativos. É uma grande oportunidade. Em vez de se fechar negócios ou vender o produto por telefone ou email, é possível sentar frente a frente para isso”, ressaltou o presidente do Aracaju Convention e vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Sérgio Oliveira.

A escolha dos operadores de diversos estados brasileiros, segundo Oliveira, foi feita levando em consideração os locais em que a malha aérea possui vôos bons para o estado. O vice-presidente do Aracaju Convention e diretor do Hotel Parque dos Coqueiros, Sérgio Araújo, ressaltou um dos focos dessa caravana. “Alcançamos uma boa quantidade e qualidade de operadores. Tentamos enfocar o turismo de lazer que ainda pode crescer muito mais no estado”, afirmou.

O presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, apresentou ao final da rodada o plano de mídia da Emsetur para a baixa estação e para os festejos juninos. “Estamos com outdoors estrategicamente localizados para estimular o turismo regional. Falar de nossas campanhas de promoção para os operadores é algo fundamental para fazer com que a divulgação chegue no consumidor final”, disse.

Segundo o diretor de operações da Emsetur, Diego da Costa, um aspecto importante da rodada de negócios da Caravana Descubra Sergipe foi o processo de escolha dos operadores. “A escolha foi feita pelos mantenedores do Convention e Visitors Bureau. A instituição promove convenções e o visitors, que é visitar os demais destinos para divulgar Sergipe. Dessa vez fizemos um ‘visitors’ invertido, que foi trazer os operadores para conhecer o destino sergipano”,informou.
Metodologia de negócios

A metodologia da rodada de negócios foi aplicada pelo Sebrae e tem sua origem na Europa. O superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, enfatizou a eficiência nos negócios promovida por uma boa rodada. “Essa é uma ferramenta de promoção comercial e já obtemos muitos casos de sucessos junto a setores como petróelo e gás, fruticultura, apicultura e agora o turismo”, disse.

Ao lado do superintendente, o gerente de Atendimento Coletivo a Indústria do Sebrae, Paulo Afonso de Souza, complementou. “Nos questionários distribuídos aqui tivemos um indicativo de que 80 % das pessoas disseram ter feito um bom negócio. As empresas âncoras que são aquelas que compram o destino (turístico) dialogam com as empresas participantes de Sergipe que querem vender os seus produtos”, explica Paulo Afonso.

Grata surpresa

Um entusiasmado representante da ‘Empresa Âncora’ foi o gerente de Produtos da Tam Viagens, Adriano Gomes. “Estive há 15 anos em Aracaju e percebi uma mudança fundamental. A cidade está limpa, uma Orla bonita e organizada, fomos aos mercados e as pessoas foram muito receptivas. Um evento como esse é fundamental. O estereótipo que existe de Sergipe lá em São Paulo é completamente diferente. Quem chega aqui se surpreende”, afirmou.

Gomes trouxe números favoráveis da sua operadora para o turismo sergipano. “O número de clientes de turismo que tivemos vindo para Sergipe em 2008 foi de 3,1 mil pessoas, mas, em 2009, somente de janeiro a março, já são 2.560 pessoas que optaram por Sergipe como destino e com um índice de satisfação muito alto”.

O gerente acredita que o bom número se dá pelo fato da recente e boa infra-estrutura aliada ao trabalho de promoção do destino. “Aqui existem novos equipamentos , hotéis de qualidade que se instalaram na área. E o trade sergipano começou a ir para grandes eventos. Só este ano, Sergipe apareceu em três grandes feiras. Na minha opinião, a diversidade cultural e o ecoturismo podem transformar o estado em um grande atrativo, bem maior do que apenas sol e praia“, afirmou.

O mineiro Paulo Testa, da operadora Interpool, considerou vantajosa a sua vinda pela Caravana Descubra Sergipe. “O mais importante não é só o trabalho de aproximação comercial, mas de capacitação dos profissionais que se atualizam e conhecem de perto o destino. Somado a isso, é importante a divulgação junto ao público final”, afirmou ressaltando que cada um que participou da Caravana Descubra Sergipe poderá funcionar como multiplicador de informações.

Animação

Para Lauro Filho, diretor e proprietário do Boa Luz Eco Parque, a Caravana Descubra Sergipe é uma iniciativa fundamental. “Essa caravana e a rodada de negócios ajudam a consolidar Sergipe no mercado nacional”. O empresário Hamilton Nascimento, da empresa de receptivo Nozes Tour, compartilha da mesma opinião. “Estimula um público fundamental a conhecer o destino e a fechar negócios. Foi um grande acerto do Governo e do Convention, junto como os empresários locais”, disse.
Para fechar a programação do dia, o Quinteto Sanfônico se apresentou com um repertório de clássicos do forró e, mostrando a versatilidade dos seus instrumentistas, a apresentação contou também com tango e frevos. Um dos momentos altos do show foi quando o filho da forrozeira Clemilda e do sanfoneiro Gerson Filho, Robertinho dos Oito Baixos, executou alguns solos e dançou, animando o público presente.

A diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra foi a responsável por organizar a apresentação e informou que é estratégico também divulgar neste momento o Forró Caju e os festejos juninos. “O Quinteto existe desde 2007, mesma época que foi criada a Orquestra Sanfônica. É importantíssimo apresentar a nossa cultura que é a alma do povo sergipano e o nosso diferencial. O Forró Caju é a nossa grande festa e divulga-lo agora é possibilitar que haja tempo para que os operadores vendam o nosso São João”, explicou.

Descubra Sergipe

A Caravana Descubra Sergipe começou na última quinta-feira, 16, e terminou no domingo 19. A ação é uma iniciativa do Aracaju Convention e Visitors Bureau, de empresários do setor turístico sergipano e é apoiada pela Emsetur e Funcaju. Paralela à programação dos operadores, um grupo de oito jornalistas especializados conheceu os principais roteiros do estado.

Fonte: Secretaria de Turismo de Sergipe

  
  

Publicado por em