Roraima participa de encontro sobre a regionalização do turismo

O evento ocorre a cada trimestre e visa balizar o desenvolvimento do turismo nos estados de acordo com o Plano Nacional do Turismo do MTur.

  
  

O XI Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo que acontece em Brasília (DF) nos dias 11 e 12 de março, no Hotel Sonesta, conta com a participação ativa de dois técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento. O encontro acontece das 9h as 18h30.

O evento ocorre a cada trimestre e visa balizar o desenvolvimento do turismo nos estados de acordo com o Plano Nacional do Turismo do MTur. Na pauta estão ênfase na apresentação da Lei Geral do Turismo e no Programa de Roteirização – cujo objetivo é definir os municípios com potencial turístico – trabalhando principalmente o roteiro Amazonas-Roraima, que envolve os municípios que estão na rota da BR-174 como Caracaraí, Boa Vista, Amajari (Tepequém) e Pacaraima.

Até o início de abril será lançado a implementação do programa, segundo Cristiane Brandão, técnica do Detur – Departamento de Turismo de Roraima. Nos municípios serão capacitados técnicos para melhor atendimento ao turista. "Vamos trabalhar em todos os municípios, mas especificamente nas três regiões turísticas do estado, definidas pelo Ministério do Turismo, sendo cada região turística composta de três a cinco municípios," disse. É estimado para o Programa de Regionalização Turística o valor de R$ 185,000,00 para investimentos em cursos de sensibilização e capacitação das comunidades e formação de novos multiplicadores nos próprios municípios.

As regiões turísticas de Roraima são três, conforme definição do Ministério do Turismo. A primeira: "O Extremo Norte do Brasil", com Amajari, Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. A segunda: "Roraima, a Savana Amazônica", com Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Iracema e Mucajaí. A terceira: águas e florestas da linha do Equador", englobando os municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luis do Anauá.

Fonte: Secretaria de Turismo de Roraima

  
  

Publicado por em