Salvador busca novas oportunidades para o turismo

Claudio Tinoco leva pleitos ao ministro Luiz Eduardo Barreto e participa de Encontro Nacional de Competitividade Turística

  
  

Depois de participar do Encontro Nacional de Competitividade Turística - O Desenvolvimento do Turismo em Pauta, encerrado na última quarta-feira (8), em Brasília, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, foi recebido em audiência pelo ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho. Tinoco foi em busca de oportunidades de parceria da Prefeitura de Salvador, através da Saltur, com o Ministério do Turismo para investimentos no setor de turismo da capital baiana.

Além de comunicar ao ministro a reestruturação do órgão oficial de turismo de Salvador, a nova Saltur, os gestores discutiram os programas e projetos do Ministério para os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Pelo Estudo de Competitividade, Salvador encontra-se hoje em uma posição estratégica, acima da média das demais capitais. Os pontos fortes relacionados foram a capacidade empresarial (90,9%), acesso (86,7%), aspectos culturais (84,8%) e os atrativos turísticos (84,6%).

Cláudio Tinoco aproveitou para solicitar assessoramento técnico e acesso aos programas, como por exemplo, o da qualificação. A entrada do município de Salvador no Prodetur foi outro assunto tratado. A capital baiana atende aos pré-requisitos básicos (mais de 1 milhão de habitantes e capacidade de endividamento de US$ 50 milhões). De acordo com o presidente da Saltur, esses recursos poderão ser destinados para promoção (20%), infraestrutura urbana, fortalecimento institucional e capacitação de pessoal.

No encontro foi abordada ainda a liberação de emendas, além da construção do terminal turístico para cruzeiros marítimos no Porto de Salvador, nos armazéns 1 e 2, cuja cessão já foi autorizada pelo Conselho de Autoridade Portuária.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em