Santa Catarina recebe Festival Internacional de Cinema de Turismo em maio

Segundo Jorge Oro, um dos diretores do Cifft, idealizador e organizador do evento em Florianópolis, o potencial do país para este tipo de produção é imenso, mas ainda pouco explorado.

  
  

Segundo Jorge Oro, um dos diretores do Cifft, idealizador e organizador do evento em Florianópolis, o potencial do país para este tipo de produção é imenso, mas ainda pouco explorado. “Quando falamos em produção de filmes para o turismo, o Brasil ainda tem muito a desenvolver, e a vinda deste Festival para o país, gera oportunidade de troca de experiências técnicas, acadêmicas, comerciais, institucionais, favorecendo a criação de novos conceitos e objetivos, compartilhando com o Brasil uma visão mundial na forma de mostrar o turismo. Temos que lembrar que turismo não se trata de lugares ou de eventos, trata-se de pessoas.”

Os filmes poderão concorrer nas categorias: destinos turísticos, turismo de natureza e ecologia, turismo de aventura e esportes radical, turismo esportivo, turismo náutico, hotelaria, gastronomia e enologia, pessoas, culturas e tradições; turismo religioso; parques temáticos; transportes para turismo (cias aéreas, marítimas, etc); turismo de animação.

Um júri internacional, escolherá os melhores filmes que serão premiados em cada categoria, além do melhor filme de Santa Catarina e o melhor filme brasileiro, havendo uma categoria especial, Jovens Talentos, destinada a premiar filmes produzidos por alunos de faculdades de turismo..

O Tour Film Brazil foi trazido ao país pelo empreendedor Jorge Oro, é o único festival credenciado pelo CIFFT na América Latina. Conta com o apoio institucional do Instituto Catarinense de Educação e do Lazer, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de Santa Catarina.

Sobre o Cifft

O Comité International des Festivals du Film Touristique (Comitê Internacional de Festivais de Filmes de Turismo) existe desde 1989, quando os membros do mais prestigioso Festival de Filmes de Turismo de Viena reuniram-se para formar o Cifft, que reúne 12 festivais (de países como Alemanha, Polônia, Áustria, Portugal, EUA, Sérvia, República Tcheca, Romênia e outros).

Anualmente, em Viena, ocorre o Festival dos Festivais, no qual é atribuído o Grand Prix, ao melhor filme de turismo do mundo, escolhido dentre os vencedores em cada festival ligado ao Cittf.

Sobre o festival

O Tour Film Brazil será realizado entre os dias 6 e 9 de maio de 2010 com atividades no Teatro Pedro Ivo, na Universidade Federal de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa e também no Costão no Santinho.

Durante os dias do festival, além das exibições abertas ao público dos filmes selecionados e de filmes vencedores de outros festivais do mundo, shows, atividades culturais, oficinas e workshops com profissionais europeus e também da América Latina farão parte da grade de atividades, tendo como temática os efeitos e resultados dos filmes de turismo.

Como participar

Poderão participar do festival, governos de estados e municípios do Brasil, ministérios do turismo e agências governamentais do turismo de qualquer país do mundo, agências de publicidade e produtoras de vídeos, organizações não governamentais, faculdades e universidades que possuam cursos de turismo e de propaganda, além de produtoras de vídeo.

Os interessados devem inscrever-se por meio do site www.tourfilmbrazil.com entre 19 de janeiro e 30 de abril, data final para seleção e comunicação dos participantes selecionados.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em

Marcelo

Marcelo

22/01/2010 11:38:43
A idéia é boa, mas tomem cuidado, porque o ex secretário de turismo teve que sair por causa de sua incompetência. Agora o prefeito está na função, mas a incompetência é a mesma....hoje a cidade amanheceu sem transporte publico. o secretário de transporte quer priorizar o transporte publico,mas corta as linhas em 15%.A cidade não anda, temos 57 praias impróprias para banho.....CUIDADO AO ENTRAR NA ILHA...venham com paciência pois a administração é ignorante..