Santos (SP) promoverá o Festival do Café em julho

Serão realizadas atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer realizadas no Centro Histórico da cidade.

  
  

Foi iniciada a contagem regressiva para o I Festival Santos Café, que a partir do dia 9 de julho vai transformar a cidade na capital do Café do Brasil. Até 12 de julho, durante todo feriado prolongado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, serão realizadas atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer realizadas no Centro Histórico da cidade.

A programação é gratuita e voltada para o público de todas as idades, ocupando o Boulevard da Rua XV, Praça Mauá, museus do Café e Pelé, o edifício da Construtora Phoenix, Estação do Valongo e a Casa da Frontaria Azulejada, sempre das 10h às 21h de quinta a sábado, e até às 17h no domingo.

Esses locais receberão sinalização especial do evento, com banners e bandeirinhas, assim como 10 restaurantes do Centro Histórico que vão abrir para o almoço durante todo o festival e prepararão de sobremesas especiais à base de café. São eles: Allegra Café, Almoço, Atami, Bodegaia, Café Mauá, Estação Bistrô Restaurante-Escola, Jamblam, Largo do Café, Porto Brasil e Tasca do Porto.

Além do Bonde Café e do Bonde Brincar, a Setur (Secretaria de Turismo) promoverá walking tours, passeios de 40 minutos com monitoria de guias de turismo, que relembrarão importantes prédios e aspectos históricos do grão que inseriu Santos no cenário econômico mundial.

Já a Casa da Frontaria Azulejada será transformada em um espaço artístico diferenciado. Dentre os artistas que apresentarão seus trabalhos inspirados no café e nas atrações santistas, o caricaturista Cléber Nunes produzirá, ao vivo, retratos e estilizações utilizando café como tinta.

- Locais e atrações

O Festival Santos Café ocupará, durante quatro dias, seis locais principais, com atrações diversificadas.

  • ​Boulevard da Rua XV – ‘corredor cultural’ do evento e palco das principais atrações musicais, apresentará artistas locais e de projeção nacional interpretando blues, MPB, jazz, samba, choro e bossa nova. As principais atrações musicais serão o cantor Dom Paulinho Lima, Abbey Road (cover do The Beatle) e a Tradicional Jazz Band. Da programação, constam ainda o Ballet da Cidade de Santos, grupo Dança de Rua do Brasil e Estátuas Vivas, além de intervenções de grupos de teatro.
  • ​Museu do Café (R. XV de Novembro, 95) – Cursos de café expresso e de ‘Latter Art’ (desenhos com leite em bebidas à base de espresso) para adultos, e contação de histórias e curso de minibarista para os pequenos. Durante os quatro dias do festival, haverá também visitas monitoradas.
  • ​Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre nº 1) - Oficinas gastronômicas com chefs de cozinha e baristas, apresentando técnicas para o preparo de receitas à base de café, e oficinas literárias, com a produção de haicais (poemas de origem japonesa) tendo como tema 'Café, a poesia em pequenas doses...'. A proposta é levar o público a uma verdadeira viagem pela história dos imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil para trabalhar em lavouras de café, e a ter contato com diferentes tipos de grãos.
  • ​Casa de Frontaria Azulejada (R. do Comércio, 93) - 28 artesãos, artistas plásticos, joalheiros, antiquários e designers exporão trabalhos enfocando o café e as belezas de Santos. Dentre os artistas, Mônica Figo, autora de vários trabalhos inspirados na cidade; a designer Sandra Ceolin, responsável por joias com conhecidas formas geométricas locais, a exemplo das muretas da praia; a ceramista Maria Angélica Dias; e Ademir Montana, com suas disputadas camisetas pintadas à mão.
  • ​Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre) – Transformada em ‘Espaço Kids’, contará com brinquedos, maquiagem infantil e brincadeiras, além da presença do personagem Indiana Jones nos passeios do Bonde Brincar. Nas proximidades, também haverá exposição de carros antigos
  • ​Construtura Phoenix (R. XV de Novembro, 141) – Abrigará a exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, que mostra diferentes etapas da produção, colheita e transporte do café, assim como da preparação da bebida.
  • Hotéis - Cinco hotéis da cidade prepararam pacotes especiais para o Festival Santos Café. São eles: Cosmopolitan Praia Flat, Ibis, Mendes Plaza, Mercure e Parque Balneário Hotel.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Maria Fernanda Kreling

  
  

Publicado por em