Secretaria de Fórum de Turismo da Rocinha é empossada

Visitas turísticas à maior favela do Rio já fazem, há anos, parte do roteiro da cidade

  
  

O diminutivo fica só no nome. Conhecida como a maior favela da América Latina, a Rocinha, no Rio de Janeiro, tem crescido em outros aspectos. Geração de renda, gestão, turismo organizado e PAC hoje não são apenas distantes palavras, mas ações concretas que fazem parte da agenda da comunidade.

Após o Estudo das Potencialidades Turísticas da Rocinha, coordenado pelo Sebrae/RJ, moradores perceberam a necessidade de desenvolver o turismo de forma sustentável, valorizando a cultura local e qualificando produtos e serviços. Por isso, instituíram o Fórum de Turismo da Rocinha, cuja Secretaria Executiva tomará posse às 10 horas desta segunda-feira, 1º de junho, na quadra da Acadêmicos da Rocinha.

O Sebrae/RJ é o grande catalisador do projeto. Além de realizar o estudo, a entidade incentivou a criação do fórum, forneceu consultoria especializada em turismo e mantém o projeto Rocinha Empreendedora. O fórum conta ainda com a parceria do Canteiro Social do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério da Justiça, da Acadêmicos da Rocinha, da Assessoria de Comunicação da Rocinha e da TVRoc.

A Secretaria Executiva do Fórum de Turismo da Rocinha foi eleita por moradores e seu quadro também é formado por habitantes da comunidade. O fórum foi criado para ser um observador e proponente de idéias relacionadas ao setor turístico, voltadas para a população da Rocinha. Já a secretaria tem o objetivo de organizar o turismo interno, inserindo moradores na economia local e do Rio de Janeiro. Trabalhos como a elaboração de roteiros, já foram iniciados e serão formalizados por meio da cerimônia de posse da Secretaria Executiva.

Turismo na Rocinha

Visitas turísticas à comunidade já fazem, há anos, parte do roteiro da cidade. Turistas estrangeiros e domésticos buscam pacotes em agências para conhecer de perto a realidade do local, o estilo de vida dos moradores e a cultura local, além de admirar a paisagem. Não somente São Conrado pode ser visto do alto. Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema, morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor também podem ser contemplados. Em dias claros, pode-se vislumbrar até Niterói.

Mas nem sempre a renda gerada pelos visitantes fica na comunidade. Por isso os moradores, entre eles comerciantes, artistas e empreendedores em geral, sentiram a necessidade de propor uma nova alternativa de gestão para o turismo local, gerando renda para a população.

Serviço:
Cerimônia de Posse da Secretaria Executiva do Fórum de Turismo na Rocinha
Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha - Rua Berta Lutz, 80
1º de junho, às 10h
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212-7776

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em