Segmento de eventos em alta

Brasil é um dos participantes da EIBTM, feira internacional de eventos que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, em Barcelona

  
  

Começa amanhã, em Barcelona (Espanha), a EIBMT- The Global Meetings & Events Exibition, feira internacional voltada ao setor de negócios, eventos e incentivos, que terá o Brasil como um dos países expositores. A iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) visa facilitar a captação de eventos internacionais e consolidar o Brasil no ranking mundial de países-sede de eventos.

Esse segmento do turismo brasileiro vem ganhando destaque, já que o país figura há cinco anos consecutivos entre os Top 10 receptores de eventos. Em 2010, alcançou o 9º lugar no ranking elaborado pela ICCA (International Congress and Convention Association). Foram realizados 275 eventos no ano passado e oito cidades brasileiras classificadas entre as 50 principais cidades receptoras de eventos das Américas. “Nossa estratégia de captação de eventos ganhará reforço, assim como o incentivo à descentralização fora do eixo Rio-São Paulo”, acrescenta o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Ainda de acordo com Dino, a exposição mundial que o país alcançou ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 colocaram o Brasil em outro patamar. “Com certeza, aumentamos nossa competitividade frente ao mercado mundial e hoje temos mais chances de captar eventos de peso”, afirmou.

Outro fator de destaque para o segmento é a geração de divisas. Em 2010, dos 5,161 milhões de turistas estrangeiros que entraram no Brasil, 23,3% vieram ao país para realizar negócios ou participar de eventos e convenções, sendo essa a segunda maior motivação de visitas, superada apenas pelo lazer. O gasto per capita/dia desses visitantes no mesmo ano foi de US$ 119,38, superior ao registrado em 2009 (US$ 106,14). “As viagens que geram maiores receitas per capita são aquelas motivadas por negócios e eventos, chegando a U$$ 1.516 o gasto total da estadia no Brasil”, explica Dino.

A EIBTM engloba uma série de atividades voltadas à realização de ações de networking e orientação profissional aos visitantes e expositores, com o objetivo de facilitar o fechamento de negócios. No ano passado 14.200 profissionais participaram, o que resultou na realização de mais de 8.300 encontros entre os presentes.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em