Semana Nacional dos Eventos será realizada em Belo Horizonte/MG

Evento reunirá autoridades e lideranças do turismo de negócios do Brasil

  
  
O Expominas, de Belo Horizonte, é um dos principais equipamentos para a realização de feiras e eventos de Minas Gerais

Belo Horizonte será a capital nacional do turismo, entre os dias 08 e 11 de dezembro. Durante esses dias, será realizada no Minascentro, a Semana Nacional dos Eventos, uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais com a União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE –, a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACEF –, Associação de Marketing Promocional – AMPRO –, Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC – e Confederação Brasileira dos Convention e Visitors Bureaux – CBC&VB. A Semana Nacional dos Eventos acontece anualmente em São Paulo e, pela primeira vez, será realizada em Minas Gerais.

“Em Minas Gerais trabalhamos a articulação da cadeia produtiva do turismo para o fortalecimento de uma agenda internacional de eventos de grande porte, já com vistas à Copa 2014. O trade turístico mineiro trabalha coordenado para captação e a realização de grandes eventos e a Semana Nacional é mais uma ferramenta para impulsionar novos negócios para todos os equipamentos e centros de convenções do Estado, que estão aptos para receber eventos de médio e grande porte”, explica a Secretária de Turismo, Érica Drumond. Ainda de acordo com Érica Drumond, o Turismo de Negócios e Eventos é prioridade do Governo de Minas, sendo uma das estratégias do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos.

O objetivo da Semana é promover a reunião de autoridades, imprensa, lideranças, empresários e profissionais atuantes no segmento da indústria de eventos. As principais entidades ligadas ao setor estarão reunidas com as respectivas diretorias e seus associados para que todos possam apresentar um panorama acerca de temas relacionados ao turismo de negócios. Por meio de palestras, debates e painéis, as lideranças do turismo nacional terão a oportunidade de expor pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades em busca do fortalecimento do setor.

Programação

O 2º Encontro Latino Americano de Conventions e Visitors Bureaux é parte integrante da Semana Nacional dos Eventos e abre a sequência de painéis, a partir da terça-feira, dia 08/12. O encontro reúne Conventions do Brasil e da América Latina e abrange temas como “Modelos de Sustentabilidade para os C&VB”, “Práticas na Captação de Eventos”, “Tendências Mundiais do Turismo de Negócios e Eventos”, entre outros. A expectativa é que cerca 50 Conventions de Minas Gerais e do Brasil, além de 15 Conventions de países latino-americanos, estejam presentes.

Em seguida, ainda no dia 09, haverá, pela primeira vez em Minas Gerais, a reunião da FORNATUR – Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – com a presença de todos os secretários de Estado de Turismo do Brasil.

Na sequência, às 20h, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond e autoridades do trade turístico estadual e nacional, participam da Cerimônia Oficial de Abertura, no Minascentro.

No dia seguinte, 10/12, haverá uma análise da importância dos eventos esportivos para Minas Gerais e para o Brasil através do painel “Copa 2014”, que terá a presença de membros do Comitê da Copa 2014 de Minas Gerais.

Na último dia, 11/12, os participantes da Semana Nacional dos Eventos fazem visita técnica aos principais centros e equipamentos de feiras e convenções de Belo Horizonte e Ouro Preto.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em