Seminário Cultura Brasileira da Hospitalidade acontece em Salvador

No dia 27 de outubro, será realizado em Salvador, na Bahia, o Seminário Cultura Brasileira da Hospitalidade. O evento dá prosseguimento à elaboração de um panorama abrangente e atual sobre o jeito brasileiro d

  
  

No dia 27 de outubro, será realizado em Salvador, na Bahia, o Seminário Cultura Brasileira da Hospitalidade. O evento dá prosseguimento à elaboração de um panorama abrangente e atual sobre o jeito brasileiro de ser e receber e seu reflexo na prática do turismo e da hospitalidade e encerra o ciclo de colóquios realizados ao longo de 2006. Durante o evento, serão apresentadas as conquistas e experiências do Movimento Brasil de Turismo e Cultura, ao longo dos três anos de sua atuação em destinos brasileiros.

A série de Colóquios teve início em junho de 2006, no Salão de Turismo, em São Paulo. O segundo Colóquio aconteceu em outubro, em Salvador, na Bahia. A terceira e última edição foi realizada durante o Destinations2006, em Porto Alegre. Os três eventos reuniram especialistas de diversas áreas, que apresentaram múltiplas visões sobre o tema da Cultura Brasileira da Hospitalidade. As idéias geradas poderão agora ser conhecidas pelo público que não teve a oportunidade de estar presente nos Colóquios, por meio da publicação “Cultura Brasileira da Hospitalidade: reflexões sobre o jeito brasileiro de ser e receber”, que será lançada durante o Seminário.

Para este evento especial de conclusão, estarão presentes representantes das instituições parceiras do Movimento Brasil - o Instituto de Hospitalidade , o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo. A programação inclui uma mesa redonda sobre os aprendizados do Movimento e um painel sobre as experiências nos destinos onde a iniciativa está presente. Representantes dessas localidades foram convidados para expor as realizações e resultados gerados desde o início de implantação do projeto.

“A cultura pode ser um elemento trabalhado para a construção do amálgama, da governança, dos processos de cooperação, da associatividade”, afirmou Vinicius Lages, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, durante sua apresentação no terceiro colóquio, em Porto Alegre. O Sebrae é um dos principais apoiadores do Movimento Brasil desde a sua concepção, contribuindo para o desenvolvimento da metodologia de atuação aplicada nos destinos.

“Após três anos de atividade, o Movimento Brasil de Turismo e compartilha importantes resultados de sua experiência em destinos brasileiros, com grande vocação para o turismo, mas que precisavam de orientação para desenvolver uma estratégia que promovesse o seu desenvolvimento com bases sustentáveis”, declarou Cassio Garkalns , consultor do Instituto de Hospitalidade e coordenador do Movimento Brasil.

Já estão confirmadas as seguintes participações:

  • Paulo Manso Cabral, SEBRAE Nacional

  • Rafael Sanches , Instituto de Hospitalidade

  • Mara Flora Krahl, Ministério do Turismo

  • Ricardo Guedes, SEBRAE Nacional

  • Cássio Garkalns, Instituto de Hospitalidade

  • Elsie Marchini , SEBRAE Nacional

  • Silvestre Teixeira , Instituto de Hospitalidade

  • Mauro Andrade , SEBRAE, São Luiz-MA

  • Beatriz Paulus , Atuaserra, Santa Teresa-RS

  • Rosany Carneiro, Centro de Desenvolvimento do Turismo de Brazlândia-DF

  • Rivelino Rafael, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Monteiro-PB

  • Sebastião Curado, Ourotur, Cidade de Goiás-GO

O Seminário será realizado no Sebrae-Bahia (Rua Travessa Horácio César, 64, Largo dos Aflitos - Salvador-BA), das 9h às 17h30. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser solicitadas pelo e-mail cristiana@portte.com.br.

Fonte: IH - Instituto de Hospetalidade

  
  

Publicado por em

Natalia Lambru

Natalia Lambru

14/05/2009 18:07:27
Como eu faço para comprar o livro - Cultura Brasileira da Hospitalidade lançado durante o seminário? Sou estudante de turismo e minha monografia será sobre hospitalidade e gostaria de consultar essa publicação.
Grata Natalia.

Sueli gutierrez

Sueli gutierrez

16/10/2008 11:13:53
Essa reportagem foi publicada em abril de 2007? O que está fazendo ainda neste site? dá muita confusão se o seminário já aconteceu... Peço que atualizem suas páginas.

Lyanne Rehder

Lyanne Rehder

Oi Sueli, Na internet as notícias não ficam "velhas". Se já aconteceu ela vira histórico. É por isso que as notícias tem a data, para que os leitores saibam de quando é. Sendo assim, as páginas não podem ser "atualizadas". O que acontece é que todos os dias vc tem novas páginas com notícias atuais. Espero que tenha entendido :) abs