Setur/ES participa de encontro de agências em Ribeirão Preto/SP

A Setur apresentará aos agentes de viagem as potencialidades de suas três principais rotas turísticas

  
  
As belezas naturais de Conceição da Barra fazem parte da apresentação dos roteiros do Estado no encontro

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa do 13° Encontro Nacional de Agências de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP). O encontro é destinado exclusivamente a profissionais do setor turístico. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar informações por meio da feira de negócios, que acontece nos dois dias do evento.

O encontro será realizado, nesta sexta (28) e neste sábado (29), no Centro de Convenções Taiwan, em Ribeirão Preto, São Paulo. A Setur estará presente com um estande onde apresentará as principais rotas turísticas do Estado: a Rota do Sol de da Moqueca, a Rota do Mar e das Montanhas e a Rota do Verde e das Águas, e ainda os circuitos turísticos do Espírito Santo. Os responsáveis pelo setor hoteleiro, os agentes de viagem e os empresários, participarão do evento com o intuito de mostrar seus produtos turísticos.

A Setur apresentará aos agentes de viagem as potencialidades de suas três principais rotas turísticas:

Rota do Sol e da Moqueca

Ilha do Boi - Vitória

São cinco cidades do litoral capixaba: Vitória, Serra, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. O roteiro é ideal para quem gosta de sol, praia, agitos, belezas, esportes náuticos, história, cultura e culinária.

Em Vitória é possível conhecer o trabalho das paneleiras de Goiabeiras, que moldam à mão as famosas e tradicionais panelas de barro. Um processo artesanal que data da época do Descobrimento do Brasil, que criam as panelas que até hoje são usadas no preparo da moqueca e da torta capixaba.

Em Serra está localizado o balneário de Manguinhos, formado pelas praias da Enseada, Ponta dos Fachos e Chaleirinha, todas de águas limpas e com recifes e piscinas naturais. No município ainda é possível encontrar os atrativos do agroturismo, em uma região bucólica, com a vista do monte Mestre Álvaro ao fundo e com várias opções de lazer, além da tradicional comida de fogão a lenha e diversos produtos artesanais.

Na cidade mais antiga do Estado, Vila Velha, está localizado o Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos capixabas. Na vila da Barra do Jucu estão as bandas de congo, a mais tradicional manifestação folclórica local.

Guarapari é o point dos esportes náuticos. O litoral entre Vitória e Guarapari é um dos melhores do País para pesca oceânica, onde acontecem vários campeonatos nacionais e internacionais. Famosas pela pureza das águas e diversidade de espécies, as praias da cidade são indicadas para o mergulho. A vida noturna é agitada, principalmente na Enseada Azul e em Meaípe, onde ficam os bares, restaurantes e as melhores casas noturnas.

Em Anchieta acontece a chegada da caminhada “Passos de Anchieta”, onde os andarilhos fazem os 105 km vindos de Vitória. Apesar de existir um evento de maior porte em junho, o “Passos de Anchieta” é um roteiro perene, podendo ser agendado em qualquer época do ano. A cidade ainda conta com 21 praias, lagoas, falésias e rios adornados por um manguezal.

Rota do Mar e das Montanhas

Pedra Azul

Sol, mar, agroturismo, aventura e muita cultura. A Rota destaca a fauna e flora capixaba e as culinárias italiana e alemã , além de possuir locais para praticar esportes radicais.

Os municípios que compõem a Rota são: Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.

Em Viana você pode conhecer a agricultura familiar praticada nas pequenas propriedades rurais e acompanhar a produção artesanal de vários produtos da roça.

Venda Nova do Imigrante é cidade de colonização italiana, onde acontece a famosa Festa da Polenta em outubro. Lá podem ser encontrados produtos de primeira qualidade, como o socol, embutido de lombo defumado que é preparado da mesma forma que os imigrantes italianos faziam quando colonizaram a cidade.

Domingos Martins, a Cidade do Verde, é cercada pela Mata Atlântica. Um município onde predomina a cultura alemã, vista na arquitetura, na culinária, nas festas, nos costumes e na população. No Parque Estadual de Pedra Azul existem as trilhas com belas paisagens, além de piscinas naturais, cachoeiras e uma rica fauna, com espécies como o sagui da serra, a onça pintada e o barbado. Outras atrações são o Festival Internacional de Inverno, a Sommerfest e a Festa do Morango.

Rota do Verde e das Águas

A Rota possui cinco pontos de vista diferentes para apreciar a natureza e o clima único e diversificado do Espírito Santo. Ecoturismo, aventura, sol, mar e cultura. Praias de águas cristalinas, manguezais, lagoas, montanhas, parques estaduais e ar puro em Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Em Vitória o destaque vai para os parques, dentre eles o Parque Municipal Gruta da Onça, o Parque Municipal da Fonte Grande, o Parque Pedra da Cebola e o maior manguezal urbano do País. Passear de escuna, com opção de parada na Ilha das Caieiras para degustar pratos e petiscos à base de frutos do mar é um programa feito pelos turistas.

Em Aracruz, existem praias como Barra do Sahy, Formosa, Santa Cruz, Coqueiral, dos Padres, Mar Azul e a de Putiri. A cidade abriga a Reserva Ecológica dos Rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, lugar para a pesca esportiva. O manguezal de águas salgadas é refúgio de várias espécies oceânicas. O turista pode conhecer as reservas indígenas de tribos tupiniquins e guaranis, e seu rico artesanato feitos de cestos, balaios, arcos, flechas, espadas e tacapes.

Em Linhares, o maior município do Estado, fica a Reserva Natural da Vale do Rio Doce, uma área de Mata Atlântica com várias trilhas e espécies da fauna e da flora brasileira. Em todo o município são 64 lagoas, entre elas a Juparanã, a maior do país em volume de água doce. Já no mar, há Regência, um dos melhores locais para a prática do surf no Estado. No Projeto Tamar, que também possui bases em São Mateus e Conceição da Barra, o turista pode acompanhar o trabalho de preservação de várias espécies de tartarugas marinhas.

Em São Mateus, uma das cidades mais antigas do País, o turista pode conhecer o Sítio Histórico do Porto e seus casarões do século 18 e 19. A Praia de Guriri, localizada numa ilha, é outra grande atração do município.

Conceição da Barra, onde está localizada a Praia de Itaúnas, é famosa por suas dunas de areias brancas e pela bucólica Vila de Itaúnas, patrimônio da humanidade. É um convite para a prática do ecoturismo. Lá acontecem manifestações culturais como o Ticumbi. Outra grande atração é a praia de Riacho Doce.

Circuitos Turísticos

Rota do Sol e da Moqueca

Circuitos de Agroturismo da Serra: São sítios e fazendas preparadas para receber você. Uma região bucólica, com a vista maravilhosa do Mestre Álvaro e muito lazer, comida de fogão a lenha e diversos produtos artesanais. E ainda, café colonial, pôneis, lagoas e muito contato com a natureza.

Rota do Mar e das Montanhas

Circuito do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante: Pioneiro no agroturismo do Estado, o município abriga várias propriedades abertas a visitação, onde o café, iogurte, queijos, biscoitos, pães, embutidos e muitas coisas gostosas podem ser encontradas. Além do agroturismo, o município também é conhecido pelo seu calendário recheado de festas.

Circuito Orgânicos e Naturais de Domingos Martins: São sete propriedades rurais na região de Pedra Azul, comprometidas em oferecer uma gastronomia diversificada, garantia de uma alimentação saudável, de padrão internacional, com o tempero de simplicidade rural.

Circuito Caminhos da Roça de Afonso Cláudio: É um circuito que revela antigos costumes, como uma volta ao passado, encontrados nas casas dos colonos, nos carros de boi, nos fogões à lenha, nas prosas, pescarias e na culinária saborosa. São pousadas, restaurantes, fábricas de cachaça e rapadura, artesanato, museus e paisagens naturais.

Circuito Caminhos da Natureza em Castelo: situado em meio a exuberantes vales e montanhas, acolhe em seus caminhos muitas histórias, costumes, cultura, hospitalidade e o prazer simples da vida no campo. Formada pelos quatro elementos – água, fogo, terra e ar- é o destino perfeito para os apaixonados pelo turismo e que buscam a integração plena e harmoniosa com a natureza.

Circuito Vale do Verde em Marechal Floriano: cachoeiras, orquídeas, pousadas, restaurantes, café colonial, animais exóticos, produtos artesanais e vinícolas, são alguns dos atrativos que você vai encontrar. São 21 empreendimentos, com mais de 40 opções de atrativos.

Circuitos Rurais de Domingos Martins: É cercado por montanhas e vales, com locais e mirantes que propiciam uma bela vista do Município e da Região da Grande Vitória. Com clima frio, abriga descendentes alemães, com sua cultura que se reflete nos hábitos e na culinária de seus habitantes.

Rota do Verde e das Águas

Circuito do Cacau e do Verde: Para os amantes de esportes de aventura e para conhecer a região do cacau em Linhares. As propriedades são localizadas em áreas históricas da cultura cacaueira no município e com grandes áreas de preservação ambiental. Engloba ainda os municípios deAracruz, São Mateus e Conceição da Barra.

Circuito do Coco e das Águas: Localizado na região de lagoas, tem em suas propriedades atrações diferentes entre si, que se complementam, todas ligada às lagoas.

Confira a programação completa do evento:
http://www.avirrp.com.br/index.php?pag=88

Fonte: Secretaria de Turismo do Espírito Santo

  
  

Publicado por em