Setur / MG certifica nova Associação de Circuito Turístico na Região do Rio Doce

O caminho a ser percorrido por uma Associação do Circuito Turístico se inicia com a mobilização da região e a integração dos prefeitos e das entidades ligadas ao seguimento.

  
  

A Secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, presidiu ontem (17) em Caratinga, na Região do Rio Doce, a Cerimônia de Certificação da Associação do Circuito Turístico Rota do Muriqui. A solenidade aconteceu no Salão de Eventos do Vind’s Plaza Hotel e além do presidente, do gestor da entidade e do prefeito anfitrião, contou com a participação dos prefeitos e representantes dos municípios de Ipanema, Piedade do Caratinga, Santa Bárbara do Leste e Santa Rita de Minas – municípios que também integram a nova associação.

De acordo com a Secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, o caminho a ser percorrido por uma Associação do Circuito Turístico se inicia com a mobilização da região e a integração dos prefeitos e das entidades ligadas ao seguimento. O passo seguinte é organizar e desenvolver o setor, incentivando a roteirização dos atrativos. E,finalmente, partir para a promoção e incentivo à comercialização. “Cerca de 90% do turismo é feito pela iniciativa privada, principalmente a prestação de serviço e atendimento ao turista. Precisamos sempre buscar parceiros estratégicos para fortalecer e fazer a cadeia turística funcionar. O turista, quando chega a um município, ele é um novo consumidor e precisa ser estimulado para deixar riqueza nas regiões visitadas”, ressaltou. A secretária lembrou ainda que para movimentar a cadeia produtiva do segmento, o turista precisa praticar os verbos comer, dormir, visitar e comprar.

O presidente da Associação do Circuito Turístico, Paulo Sérgio da Silva Gomes, diz que para a diretoria executiva a criação da entidade é a realização de sonho. “Com a certificação do Circuito, os municípios poderão articular ações mais pontuais para o desenvolvimento da atividade turística. Vamos conversar com os prefeitos para que eles tomem conhecimento de que o Governo de Minas, por meio da SETUR, está de portas abertas para ser parceiro na execução de bons projetos turísticos”, afirmou.

As Associações de Circuitos Turísticos certificados pela SETUR-MG são contemplados com sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento destas associações, também incluem sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

Importância do Muriqui

A nova associação recebe o nome de Muriqui, uma espécie de macaco também conhecida como Mono Carvoeiro, que é o maior Primata das Américas. O macho adulto pode atingir 15 Kg. É um animal exclusivamente brasileiro e tinha como habitat natural a Mata Atlântica, do sul da Bahia ao Norte do Paraná. Atualmente, entretanto, só é encontrado em algumas áreas de Minas Gerais entre as quais está a Região do Rio Doce.

A espécie corre risco de extinção devido à destruição de seu habitat natural, à baixa taxa de reprodução e por causa da caça predatória. O termo os Muriquis significa “o povo manso da floresta”, que vive em uma sociedade caracterizada pela harmonia, onde não ocorrem disputas pelo poder e por parceiros.

Atrativos das cidades certificadas pela SETUR-MG

A cidade de Caratinga se destaca no Turismo Ecológico contando com vários atrativos naturais, como cachoeiras (Bom Será e Cachoeira da Glória) e áreas da Mata Atlântica ainda em estado natural, com destaque para a Fazenda Montes Claros e a Estação Biológica de Caratinga – transformadas pelo IBAMA em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala, em 2001. A reserva guarda a maior concentração de Muriqui que se tem conhecimento em toda a América Latina.

A Pedra Itaúna, com 1.012 metros de altitude, também se destaca na prática de esportes radicais, como o paraglider. São muito conhecidas ainda a Lagoa da Silvana, Lagoa do Piau e a Prainha do Rio Manhuaçu. Por ser a terra do cartunista Ziraldo, o município tem o Monumento do Menino Maluquinho. Também sedia, anualmente, o Salão Internacional do Humor.

Caratinga tem vários atrativos histórico-culturais, como: Complexo Histórico da Praça Cesário Alvim, Instituto Cultural Hélio Alvim, entre outros.Os eventos tradicionais são o Maió e Mió São João de Minas (festa junina) e o Festival Gastronômico Trem Bão é Buteco.

Em Ipanema, os atrativos naturais são o ponto forte da cidade. O destaque é a Estação Ecológica de Ipanema. Trata-se de uma reserva da Mata Atlântica, que visa à preservação ambiental e às pesquisas científicas. A Cachoeira da Ponte de Pedra, formada pelo Rio Manhuaçu, é muito procurada por banhistas.

Os atrativos naturais e históricos são o Museu “Recanto Cultural e Histórico Jésus Schitini”, que reúne acervo de séculos passados contando a história do município; Centro Cultural de Ipanema - onde estão instaladas a Biblioteca Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. Do Mirante da Torre da TV se tem um vista panorâmica da cidade e do Pico da Bandeira. Os principais eventos são o IpaFolia (festa de Carnaval) e a Festa do Orinó, que acontece no Feriado da Semana Santa.

No município de Piedade de Caratinga é possível beber água pura no Rio Piedade. A cidade é ambientalmente correta, com saneamento básico e coleta de lixo. Com clima típico de montanha, tem fazendas de rara beleza que agora pensam em se organizar para se tranforem em pontos de hospedagem rural. Existe um projeto para criar no município a Serra das Flores, sendo que já até existem alguns produtores de “Palmas” na região.

Em Santa Bárbara do Leste, às margens da BR 116, em barraquinhas rústicas o turista pode comer milho verde, mingau de milho e pamonha. Além disso, também são muito tradicionais os doces de compotas na região. A estrada também dá acesso ao Alto da Igrejinha, onde é possível chegar até mesmo uma agradável caminhada para conhecer a biodiversidade do local. A igrejinha é o cenário da principal festa da cidade, dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora de Aparecida. No calendário da cidade estão ainda as cavalgadas e a Festa Junina do Córrego do Laje, tradição que se repete há vários anos.

Já Santa Rita de Minas é uma cidade acolhedora e oferece a seus visitantes um calendário de eventos diversificado, como o Tribuna Folia, a Festa da Fantasia, a Festa do Santa-Ritense Ausente e as barraquinhas do mês de maio, na Praça da Matriz. As principais atividades econômicas do município são: agropecuária, comércio, indústria de alimentos e móveis.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em