Setur – PE / EMPETUR segue com o programa Bem - Receber

O Bem Receber pretende contribuir dessa forma para o desenvolvimento do Turismo de Pernambuco a partir da qualificação e aprimoramento dos agentes do setor focados em requisitos de excelência

  
  

A Secretaria de Turismo de Pernambuco / EMPETUR, em parceria com o Instituto Empreender, inicia hoje (22), na Escola Estadual Francisco Siqueira, em Lagoa do Carro, a série de seminários presenciais do módulo Empreendedorismo e Plano de Negócios, o terceiro do programa Bem-Receber. Lançado no dia 16 de dezembro, o projeto tem a idéia de levar ao interior do Estado a proposta de aliar tecnologia à qualificação profissional.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, o programa vai qualificar, até junho, mais de dois mil profissionais da cadeia turística, entre taxistas, recepcionistas, garçons, guias e camareiras, distribuídos em 17 cidades do interior pernambucano. “O curso possui a carga horária de 180 horas, divididas em quatro módulos: Cidadania e Sustentabilidade; Turismo Básico; Empreendedorismo / Plano de Negócio e Qualidade no Atendimento.”

Para o comerciante de Santa Maria da Boa Vista, Leonardo Ribeiro, 44, o Bem-Receber conseguiu superar as expectativas. “O programa foi muito bem elaborado e através dele melhorei e muito o meu comércio.” A partir das aulas, Ribeiro percebeu que poderia ampliar o espaço do Bar do Léo. “Além disso, me dei conta da importância do bom atendimento. Com isso a minha clientela só faz aumentar”, disse.

Outros participantes do Bem-Receber, porém, ainda iniciam no segmento turístico. É o caso de Edvânia Batista, 22. “Sempre quis fazer o curso de Turismo, mas nunca tive a oportunidade até o surgimento do programa.” Guia turística de Nazaré da Mata, Batista agora sonha mais alto. “Gostei muito das aulas de empreendedorismo. Quem sabe no futuro não posso abrir o meu próprio negócio?”.

Os cursos estarão disponibilizados na plataforma virtual e os alunos podem acessar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e local. Segundo o presidente da EMPETUR, José Ricardo Diniz, a metodologia utilizada foi pensada de forma a levar a qualificação de maneira que não atrapalhe o dia a dia no trabalho. “O acompanhamento, no entanto, acontece também de modo presencial, através desses importantes seminários que acontecem ao fim de cada módulo”, afirmou.

A plataforma de educação virtual possui uma área administrativa onde é possível monitorar de perto o desenvolvimento do curso pelo aluno, verificando lições, atividades e freqüência. “Como trabalho entre as 22h e as 6h, estudo as apostilas do Bem-Receber no período da tarde. Fico meio cansado mas aprendo muito.” A constatação é do recepcionista da Grande Hotel, de Caruaru, Antônio Avelino, 31, mas segundo o próprio poderia ser dita por diversos outros colegas da capacitação. As atividades presenciais do projeto, por sua vez, são formadas por encontros periódicos com o monitor e equipe técnica. O espaço tem o objetivo de orientar e avaliar a qualificação.

O Bem Receber pretende contribuir dessa forma para o desenvolvimento do Turismo de Pernambuco a partir da qualificação e aprimoramento dos agentes do setor focados em requisitos de excelência, o que resultará em uma ação potencializadora do custo-benefício entre Turismo, mercado e ações sociais, visando a sustentabilidade da atividade turística como ponto forte no desenvolvimento local.

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

  
  

Publicado por em

Ivanildo Araujo de Azevedo

Ivanildo Araujo de Azevedo

02/05/2009 20:45:22
Acho muito bom esse curso, eu quero saber o que fazer para me inscrever, sou de Recife, o que devo fazer? Por favor me digam, obrigado.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Ivanildo, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante, no caso Secretaria de Turismo de Pernambuco. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem