Setur/PI discuti ações do Plano de Desenvolvimento Sustentável

O Plano será submetido à consulta pública no mês de maio

  
  

Nesta quarta-feira (18), representantes da Secretaria de Turismo do Piauí e Secretaria de Planejamento estarão em São Luís-MA para discutir com membros do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) as últimas questões relativas ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio-Norte. A área de abrangência do PDSRT do Meio-Norte compreende as regiões estaduais de planejamento da Planície Litorânea e Meio-Norte dos Cocais, no Estado do Piauí, do Litoral Norte e Chapada de Ibiapaba, no Estado do Ceará, e de Chapadinha e Rosário, no Estado do Maranhão.

O Plano será submetido à consulta pública no mês de maio em dois municípios de cada Estado e será finalizado oficialmente no dia 30 de junho. No Piauí, as cidades que participarão diretamente do processo serão Parnaíba e Esperantina. Barreirinhas e Chapadinha foram os municípios escolhidos no Maranhão. No Ceará a consulta será realizada em Camucim e Ubajara. Fundado em 2008, por decreto presidencial, o Grupo de Trabalho interministerial é formando por representantes do Ministério do Turismo, Meio Ambiente, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Ministério do Trabalho e do Emprego, um representante da secretaria de planejamento de cada estado envolvido e a Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável - ADRS, que coordena as ações da Rota das Emoções.

O PDSRT é focado numa maior integração entre programas do governo federal, estadual e municipal para o oferecimento de infra-estrutura de maneira sustentável. O Grupo de Trabalho faz essa sistematização sobre o que já foi realizado e o que é necessário fazer no Piauí e nos estados vizinhos do Maranhão e do Ceará.

Em solo piauiense os técnicos puderam visitar lugares estratégicos para o turismo regional, como os Tabuleiros Litorâneos, a Cachoeira do Urubu e a área do aeroporto internacional de Teresina. Alguns dos pontos a serem levantados serão o saneamento ambiental, a titulação de terra para pequenos produtores rurais e a a qualidade da energia no Estado.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em