Setur/PI participa do Encontro Nacional de Competitividade Turística

Durante o encontro os participantes receberão o resultado do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores – Relatório Brasil

  
  

O secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, participa nos próximos dias 7 e 8 de abril no Centro de Convenções, em Brasília, do Encontro Nacional de Competitividade Turística, promovido pelo Ministério de Turismo. Serão apresentadas propostas estratégicas para o desenvolvimento de 65 destinos turísticos no País, nas quais o Piauí está incluído com as cidades de Parnaíba, Teresina e São Raimundo Nonato. Nesses dois dias serão debatidas as novas diretrizes do programa de regionalização do turismo.

Durante o encontro os participantes receberão o resultado do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores – Relatório Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae). O documento apresenta um diagnóstico das regiões prioritárias, apontando quais investimentos urgentes e a longo prazo são necessários para o desenvolvimento da atividade turística nesses destinos.

Um dos objetivos da entrega dos estudos é sensibilizar os municípios para as próximas ações que serão desenvolvidas no destino, principalmente no fornecimento de informações aos técnicos da FVG, que fazem o trabalho de campo. Os dados serão usados em um segundo diagnóstico, desenvolvido entre abril e junho deste ano.

Nesta segunda etapa serão analisados o atual estágio de desenvolvimento turístico dos destinos indutores e a capacidade de incremento de sua competitividade em relação à etapa anterior. Com os resultados, o MTur e os gestores locais poderão atualizar o plano de intervenção entre governos federal, estadual e municipal.

Lançado nacionalmente em abril de 2008, o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores – Relatório Brasil é uma ferramenta inédita de gestão pública.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em