Técnico Carlos Alberto Parreira, empresária do ramo hoteleiro e estilista serão alguns dos destaques do 4º Salão Mineiro do Turismo

A programação do Salão do Conhecimento, que integra o 4º Salão Mineiro do Turismo, realizado no Minascentro, nos dias 18 e 19, traz nomes de grande destaque no cenário nacional e internacional

  
  
Importantes temas sobre inovação, oportunidades e tendências do setor serão discutidos nos dois dias do evento

A programação do Salão do Conhecimento, que integra o 4º Salão Mineiro do Turismo, realizado no Minascentro pelo Governo de Minas, nos dias 18 e 19, traz nomes de grande destaque no cenário nacional e internacional. Importantes temas sobre inovação, oportunidades e tendências do setor serão discutidos nos dois dias do evento. O foco é a capacitação e preparação profissional para os grandes eventos que Minas Gerais começará a receber nos próximos anos. O Salão do Conhecimento é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo em parceria com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos.

Palestras e seminários
Sexta-feira – 18/05
- Chieko Aoki, empresária do ramo hoteleiro , faz palestra sobre “Excelência na prestação de serviços de turismo”. Chieko Aoki cursou hotelaria nos Estados Unidos, atua há mais de 25 anos no ramo e é fundadora do grupo hoteleiro que leva seu nome, composto pela rede de hotéis Blue Tree e Spotlight Hotels.

Às 15 horas, o técnico Carlos Aberto Parreira realiza debate com jornalistas esportivos mineiros sobre as “Perspectivas para a Copa do Mundo FIFA 2014”. O técnico vai contar suas experiências em cinco Copas do Mundo e compartilhar o conhecimento adquirido nas passagens pela Seleção Brasileira.

O auditório Granada recebe palestra sobre tropeirismo e, em seguida, às 14h15 Rosiane Rockenbach, coordenadora Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) ministrará a palestra sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBCLASS.

Às 16h30, acontecerá a palestra do estilista Ronaldo Fraga sobre “Moda, Turismo e Sustentabilidade”. O diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, ministra, no Auditório Quartzo, palestra sobre produtos promocionais para captação de grandes eventos.

Seminários sobre capacitação da mão de obra para grandes eventos internacionais; como microempresas podem obter lucros com as redes sociais; fortalecimento de governança; construção de produtos para atender demanda de mercado e outros temas acontecem durante todo o dia, no auditório Ágata.

Sábado – 19/05 - o Salão do Conhecimento traz palestra sobre captação de eventos esportivos, com o diretor de Relações Institucionais no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Agemar Sanctos, às 11h15, no auditório Granada.

Os visitantes ainda poderão conferir palestras sobre “Turismo Gastronômico: tendências e desafios”, com especialista mexicano em gastronomia turística, Antônio Montecinos. E ainda, haverá palestra falando sobre Festivais Gastronômicos e “Gastronomia Mineira: patrimônio do mundo”, com os chefs Edson Puiati, do Senac; Vandeca, da Pousada do Garimpo e Nelsa Trombino, do Restaurante Xapuri. O debate será mediado pelo chef Hans Eberhard, presidente da Associação Brasileira de Gastronomia e Cultura e coordenador de hotelaria e gastronomia do Senac Minas.

Negócios – No sábado, dia 19, às 10h, na Sala de Negócios, o ex-diretor de marketing do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Julio Urban, realiza capacitação sobre Turismo de Negócios. Às 14h, o designer e autor do livro “Iphone: objeto de desejo”, Camilo Belchior, ensina como transformar um grande evento em negócio.

Gastronomia - O Senac Minas criou uma grade diversificada para ensinar técnicas culinárias aos participantes do evento. No primeiro dia da feira serão três oficinas da gastronomia simplificada, aquela que alia o sabor à diversão. Cup cakes, trufas e coquetéis estão entre as receitas gostosas de fazer e de comer.

A gastronomia mineira entra em evidência no segundo dia de evento. Utilizando técnicas modernas, o Senac desvendará os segredos da montagem do café colonial mineiro e dos coquetéis à base de cachaça. Além disso, outras oficinas trazem detalhes da tábua de frios, tira gostos e degustação de vinhos, tudo tipicamente mineiro.

A participação do Sistema Fecomércio em um evento desde porte demonstra a preocupação com o turismo em Minas, apoiando iniciativas de promoção do Estado e comercialização dos destinos mineiros. O presidente do Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga, enfatiza que “o Sistema tem trabalhado em prol do fortalecimento do turismo no Estado, um dos segmentos representados pela entidade. Assim, a cadeia produtiva é beneficiada e fortalecida, gerando empregos e renda para todos os envolvidos”.

O Salão Mineiro do Turismo será realizado nos dias 18 e 19 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Fonte: Setur MG

  
  

Publicado por em