Turismo Afro, Copa e Olimpíadas são tema de seminário

Evento acontece na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro

  
  

O Ministério do Turismo (MTur) participa na próxima quinta-feira (03) do “Seminário de empreendedorismo e Turismo Afro, oportunidades com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro”. Além dos negócios gerados com os dois eventos mundiais, o encontro também discutirá a importância do movimento negro, das lideranças organizadas e do governo na construção de políticas públicas e ações para o Turismo Étnico no Brasil. O seminário acontece no Rio de Janeiro, na sede da Riotur.

O coordenador de Segmentação do MTur, Wilken Souto, será um dos participantes da mesa de debates. Também estarão presentes representantes de entidades da iniciativa privada, do governo e terceiro setor, como a Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (ANCEABRA), Secretaria de cultura do Rio de Janeiro, Fundação palmares, Riotur e a Associação Nacional de Turismo Afro Brasileiro (ANTAB) – idealizadora do evento.

Na ocasião, o coordenador de Segmentação apresentará as ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo destinadas ao Turismo Étnico, um nicho do Turismo Cultural.

TURISMO ÉTNICO

O Turismo Étnico é formado por atividades turísticas decorrentes da vivência de experiências autênticas em contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos. Busca-se estabelecer um contato próximo com a comunidade anfitriã, participar de suas atividades tradicionais, observar e aprender sobre suas expressões culturais, estilos de vida e costumes singulares. Muitas vezes tais atividades podem articular-se como uma busca pelas próprias origens do turista, em um retorno às tradições de seus antepassados.

O Turismo Étnico envolve as comunidades representativas dos processos imigratórios europeus e asiáticos, as comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos sociais que preservam seus legados étnicos como valores norteadores em seu modo de vida, saberes e fazeres.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em