Turismo contra DSTs-AIDS

MTur e Ministério da Saúde assinarão convênio com a FBAJ para uma iniciativa de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS

  
  

O 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil será cenário de uma inovadora parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde. No dia 2 de julho, às 12h, os dois ministérios assinarão convênio com a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ) para uma iniciativa de combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. O objetivo é levar informações aos hóspedes da rede de albergues sobre os mecanismos de prevenção de DSTs e AIDS.

A parceria entre os dois órgãos públicos e a entidade vai permitir a distribuição de preservativos, a publicação e entrega nas recepções dos albergues de panfletos e outros materiais explicativos com as precauções a serem adotadas para evitar o contágios pelas DSTs-AIDS. Os profissionais que trabalham nesses locais também passarão por treinamento para melhor orientar os clientes.

No estande Viagem Legal, próximo à entrada do Pavilhão de Exposições do Anhembi, durante o 4º Salão do Turismo, o público poderá entender melhor como funcionará o trabalho de orientação desenhado em conjunto pelo MTur, MS e FBAJ. Uma recepção de albergue será montada dentro do espaço para demonstrar, de maneira didática, como será feito o trabalho.

A ideia é levar o conteúdo direto ao público-alvo, sem intermediários. Como os Albergues da Juventude são frequentados por jovens, muitas vezes inconsequentes, num momento de lazer, quando estão mais propensos à prática do sexo, esses meios de hospedagem tornam-se local vulnerável para a disseminação do vírus HIV e das DSTs, se não houver cuidados especiais.

O material informativo está em fase final de produção e estará à disposição do público durante o 4º Salão do Turismo, de 1º a 5 de julho. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional das DSTs e AIDS, em parceria com o MTur, vai cuidar para que os panfletos e os preservativos sejam repostos à medida que os albergues solicitarem, por meio da FBAJ.

Credenciamento
Jornalistas, visitantes e voluntários já podem se cadastrar gratuitamente no site www.salao.turismo.gov.br

Mais informações
Detalhes sobre os roteiros turísticos que serão comercializados durante o 4º Salão do Turismo podem ser encontrados nos endereços eletrônicos www.turismo.gov.br ou www.salao.turismo.gov.br.

Calendário
Quarta (01 de julho) a sexta (03 de julho)
das 14h às 22h
Sábado (04 de julho)
das 10h às 22h
Domingo (05 de julho)
das 10h às 20h

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em