Turismo de Minas é destaque no Encontro Comercial Braztoa

Minas Gerais apresenta roteiros turísticos formatados para os mercados nacional e internacional

  
  

A Secretaria de Estado de Turismo participa do 2º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), dia 15 de abril, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento é um dos maiores do país com foco exclusivo na comercialização de roteiros turísticos e uma oportunidade para que as operadoras filiadas à Braztoa forneçam informações e negociam seus produtos e serviços turísticos, permitindo assim o fomento à comercialização dos produtos turísticos mineiros.

Além da participação na Feira, a SETUR/MG, promoverá um Workshop de Capacitação para 100 agentes de viagens BRAZTOA, com palestras e apresentação dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. “Os roteiros mineiros estão formatados para atender tanto o mercado turístico nacional quanto o internacional. A Setur tem intensificado as ações de promoção e divulgação, com parcerias estratégicas visando o incentivo à comercialização do produto Minas Gerais pelas operadoras e agentes de viagens”, afirma a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond.

A Setur terá um espaço de 10m2, decorado com imagens dos roteiros mineiros que estão sendo comercializados pelos operadores filiados à Braztoa. Haverá degustação de produtos da culinária de Minas, como doce de leite na palha e gelatina de cachaça. São parceiros da Setur o Instituto Estrada Real a Belotur e as agências Safari Viagens, Master Turismo, Pampulha Turismo e Trilhas de Minas.

Encontro de comercialização

Com o objetivo de promover negócios e o fortalecimento do relacionamento entre associados Braztoa e os agentes de viagens, a BRAZTOA realiza desde 1990, os Encontros Comerciais. Os eventos, que acontecem duas vezes por ano em São Paulo-SP, reúnem os principais profissionais do setor buscando antecipar tendências e novidades. Os resultados ao longo destes 15 anos têm sido tão positivos que já se consolidou como um dos principais eventos brasileiros no setor de turismo e vem trabalhando para tornar-se também uma referência internacional.

Seguindo o formato do Encontro Comercial Braztoa de São Paulo, o último realizado em março de 2009, o 2º Encontro Comercial no Rio de Janeiro ocorre uma vez ao ano, reúne os principais profissionais do setor como uma forma de antecipar novidades e focalizar tendências do segmento turístico, mantendo-se fiel ao formato original: o acesso é restrito ao agente de viagem e a proposta é a realização de negócios.

Projeto “Minas de Ouro”

Iniciado em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria do Governo de Minas Gerais, Braztoa, Instituto Estrada Real e Sebrae-MG, o projeto concentrou-se na cidade de Araxá e roteiros turísticos na Estrada Real. Atualmente, é focado na diversificação e promoção dos produtos turísticos mineiros.

O projeto já coleciona bons resultados, tanto na inserção de produtos turísticos mineiros nos catálogos das grandes operadoras de turismo de forma permanente quanto na realização de viagens de familiarização. Já foram executadas seis capacitações, e estão previstas outras dez, o que representa cerca de 150 agentes de viagens nacionais envolvidos. Em outubro de 2008, Minas recebeu um grupo de oito operadores e jornalistas de todos o país para uma viagem por alguns dos principais destinos ofertados por meio do projeto – Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei.

O “Minas de Ouro” tem previsão de realização até julho de 2010, fortalecendo o crescimento econômico sustentável através do turismo – viável a partir do aumento no fluxo de turistas no Estado. Algumas operadoras apresentam ainda pacotes customizados, de acordo com a demanda dos clientes.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em