Turismo do Rio Grande do Sul marca presença na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT)

A FIT é a maior Feira de Turismo da América Latina, e a quinta na ordem mundial

  
  
Turismo do Rio Grande do Sul marca presença na FIT

Nesta terça-feira, 17 de novembro, encerra a Feira Internacional de Turismo da Amèrica Latina – FIT, realizada em Buenos Aires, Argentina. Desde o dia 14 de novembro, os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul estão sendo promovidos e divulgados, em um módulo dentro do estande do Brasil. Através da organização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, junto a Embratur, foi viabilizada a participação da delegação gaúcha, composta por representantes das regiões turísticas e por integrantes do trade.

A FIT é a maior Feira de Turismo da América Latina, e a quinta na ordem mundial, sendo organizada pela Associação Argentina de Agentes de Viagens e Turismo, em conjunto com a Associação de Agencias de Viagens e Turismo de Buenos Aires. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Turismo da Presidência da Nação e Direção Geral de Turismo da Municipalidade da cidade de Buenos Aires. Em sua última edição reuniu 50 países participantes e 1.760 expositores, com visitação de 78.522 mil pessoas, sendo que 31.598 eram profissionais do setor.

O secretário de estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, considera que a participação do Rio Grande do Sul na FIT é fundamental para o fortalecimento institucional com os turistas do MERCOSUL.”A representatividade e os resultados da FIT são reconhecidos mundialmente. Participando, além de manter o vínculo institucional, as oportunidades de contato são ampliadas e viabilizadas para todas as regiões.”

O secretário municipal de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, está coordenando a promoção da capital gaúcha no mercado argentino com ênfase na divulgação do roteiro integrado “Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul”, do qual também fazem parte Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis, Garibaldi, Caxias do Sul, Cambará do Sul e Viamão. De acordo com Moraes “ além de Porto Alegre e o roteiro Caminhos Temperados oferecerem produtos atrativos a proximidade geográfica favorece a prospecção de turistas na Argentina”.

O prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkell, considera que a FIT apresenta dois pontos importantes “primeiro o de oportunizar que divulguemos nosso município, mas também de buscar conhecimento através do contato com representantes de outras cidades da América Latina e do mundo.”

O prefeito de São José dos Ausentes, Erivelto Vellho, que está promovendo a região dos Campos de Cima da Serra, considera muito importante a participação das regiões que já estão organizadas turisticamente na FIT. “Estando na FIT podemos chamar atenção do público de mundo inteiro, em especial o da América Latina, presente no evento, sobre a diversidade de opções oferecidas pelo Rio Grande do Sul, principalmente por suas belezas naturais.”

O secretário de turismo de Torres, Roniel Lumertz, entende que a presença do Litoral Norte na FIT oportuniza acesso ao público argentino, um dos mais importantes na temporada de veraneio “geralmente os argentinos viajam em grupo, permanecendo mais de sete dias nas cidades, com um gasto médio de setenta dólares/dia por pessoa, isso movimenta a economia local e aumenta a ocupação hoteleira”.

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul

  
  

Publicado por em

Marco schebella

Marco schebella

24/04/2010 12:46:32
Quando se divulga o turismo GAÚCHO, aumenta orgulho de minhas raízes; como é lindo RIO GRANDE DO SUL, e o nosso Brasil.