Turismo e agricultura familiar unidos no mesmo destino

Projeto Talentos do Brasil Rural será apresentado no 5º Salão do Turismo

  
  

Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos. Esse é o conceito do projeto que será lançado durante o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Com o objetivo de inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, o Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sebrae Nacional e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

Com abrangência nacional e foco nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o projeto prevê a qualificação de 125 empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com artesanato, agroindústria e turismo. Durante o salão, que acontece entre os dias 26 e 30 de maio, no Anhembi – São Paulo, o projeto terá um estande com informações aos turistas, empresários e público em geral.

O espaço, localizado na área institucional do evento, simula um hotel, com recepção, áreas comuns, quarto, banheiro e locais onde os produtos da agricultura familiar podem estar presentes.

Da janela do quarto e do banheiro do hotel será possível apreciar uma agradável paisagem rural, que representa a outra vertente do projeto, a dos serviços turísticos, como explica a Coordenadora-Geral de Segmentação do Ministério do Turismo (MTur), Sáskia Lima: “O projeto foi desenhado de modo a permitir que o turista consuma serviços como hospedagem e visitas às propriedades, ao viajar para um destino rural, ou produtos da agricultura familiar, ao se deslocar para um centro urbano.”

Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, explica: “A agricultura familiar tem um grande potencial para a comercialização de produtos agroindustriais e de artesanato, além de ser um atrativo turístico.”

A intenção do estande é demonstrar, especialmente aos empresários do setor turístico, como hoteleiros, proprietários de restaurantes ou lojas de artesanato, que a presença da agricultura familiar agrega valor ao produto turístico. Além do estande, o salão contará com o lançamento do projeto Talentos do Brasil Rural, agendado para o primeiro dia do evento.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em