Turismo é discutido no Global Rock Art, no Piauí

O turismo será um decisivo fator de desenvolvimento socioeconômico do Piauí

  
  

O turismo será um decisivo fator de desenvolvimento socioeconômico do Piauí e, em particular, da região Sudeste do Estado – especialmente em função do Parque Nacional Serra da Capivara. Essa é a avaliação de todas as autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas no Congresso Internacional de Arte Rupestre, o Global Rock Art, que começou nessa segunda-feira (29), em São Raimundo Nonato.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a partir da realização do Global Rock Art, o turismo terá um impulso inevitável, pois a região já dispõe de condições adequadas para tal. Um bom exemplo é o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cujas obras de ampliação da pista de pousos e decolagens e a construção do terminal de passageiros definitivo já foram autorizadas.

A ordem de serviço para ampliar a pista de aterrissagens e decolagens para 2.500 metros e construir a casa de passageiros foi assinada pelo governador Wellington Dias e pelo diretor-executivo do Ministério do Turismo, Mário Moisés, que veio representando o ministro Luiz Barretto. “Esse aeroporto vai fazer com que os turistas de alto nível, turistas científicos tenham facilidade para vir aqui”, declarou o ministro da Ciência e Tecnologia.

Homem americano

Segundo Sérgio Rezende, os turistas que virão visitar o Parque Nacional Serra da Capivara e conhecer seus sítios arqueológicos trarão muito mais do que desenvolvimento para a região. “Eles levarão para o mundo a palavra de que o homem americano esteve aqui há mais de 50 mil anos. Os primeiros indícios da presença do homem americano estão aqui em São Raimundo Nonato, no Piauí

O ministro acrescentou que à medida que o parque nacional tornar-se mais conhecido internacionalmente, maior será o aporte de investimentos visando promover o turismo na região Sudeste do Piauí. “Já existe aqui recursos da Petrobras, a professora Niède Guidon me disse há pouco que a Vale do Rio Doce vai apoiar o museu aqui, o Ministério da Ciência e Tecnologia já apóia o Museu do Homem Americano há muitos anos e nós vamos ampliar esse apoio na área de pesquisa”, anunciou.

“À medida que o conhecimento vai sendo difundido, nós, de certa forma, garantimos a sustentabilidade desse apoio, trazendo desenvolvimento para a região”, completou Sérgio Rezende. O aspecto do desenvolvimento é apontado também pelo secretário do Turismo, Sílvio Leite, que agradeceu o apoio do Ministério do Turismo e de personalidades como o deputado federal José Francisco Paes Landim, que estão direcionando investimentos à região Sudeste do Piauí.

Projeção à Serra da Capivara

Sílvio Leite afirmou que o Congresso Internacional de Arte Rupestre cumpriu os objetivos de trazer, para São Raimundo Nonato, as principais autoridades de arqueologia do mundo. “O outro objetivo era fazer com que a população de São Raimundo Nonato se integrasse e se sentisse co-responsável pelo evento. Ela fez a parte dela, a cidade está limpa, as fachadas foram pintadas, as calçadas estão concertadas.”

O secretário do Turismo ressaltou que uma combinação de fatores, como a construção do aeroporto internacional e a projeção mundial proporcionada pela realização do Global Rock Art, será importante para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em