Turismo e megaeventos em debate na Câmara

Comissões de Turismo do Congresso promovem discussão sobre preparativos para a Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil

  
  

Gargalos, soluções e perspectivas do setor de turismo para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil foram os temas debatidos nesta quarta (1), na Câmara dos Deputados, no XXI Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur). Os palestrantes falaram de experiências de países que sediaram megaeventos, das expectativas de investimentos e de geração de negócios e empregos e também de projetos de infraestrutura nas cidades-sedes. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou pela manhã da abertura do evento.

O presidente da SPTuris e coordenador do Comitê Paulista da Copa 2014, Caio Luiz de Carvalho, ressaltou a tendência de retração de investimentos privados na organização de megaeventos no mundo. Segundo ele, os governos devem pensar mais nos efeitos “intangíveis” do que nos ganhos econômicos ao assumir uma candidatura. “A realização da Copa e das Olimpíadas é uma oportunidade para se tirar da gaveta projetos de infraestrutura que vão beneficiar a população brasileira”, exemplificou.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada, falou da expansão do segmento no país, de 350% em dez anos, e na possibilidade de utilização de navios como meio de hospedagem para os turistas da Copa. Alertou, no entanto, que o setor já opera no limite e que o ritmo de crescimento pode ser mantido com a modernização e ampliação da infraestrutura náutica.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em