Turismo que preserva a vida

Programa de Regionalização do MTur premia projeto catarinense durante o 5º Salão do Turismo

  
  

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo, premiará dez Casos de Sucesso no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Santa Catarina foi escolhida com o projeto do Parque Estadual Fritz Plaumann, que dividiu com o Paraná o primeiro lugar na categoria Sustentabilidade Ambiental em Municípios. Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas que, selecionou os casos que se destacaram ao aliar seus potenciais turísticos a iniciativas ecológicas, sociais, culturais e históricas.

O projeto de Implantação, incubação da gestão e operação do Parque Estadual Fritz Plaumann (SC) apresentou uma proposta de manejo e visitação relevante para fins turísticos e socioambientais, tanto para os visitantes como para a população local.

O Parque Estadual Fritz Plaumann preserva remanescentes das florestas e é uma Unidade de Conservação de proteção integral destinada à preservação, pesquisa, educação científica e ao turismo ecológico.

No local, ainda restam espécies características como a grápia, o angico-vermelho e a canafístula, entre outras espécies fundamentais para a recuperação da vegetação. O local também é um refúgio para animais, como macaco-prego, veado-mateiro, tamanduá-mirim, ouriço-cacheiro, jacu, tucano-de-bico-verde, gato-do-mato-pequeno e jaguarundi.

Programa de Regionalização no 5º Salão do Turismo
Como parte do Programa de Regionalização do MTur, o Troféu Roteiros do Brasil incentiva a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, ampliação da permanência e o gasto médio dos turistas.

Os vencedores receberão o troféu durante uma solenidade em 27 de maio, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo (SP), de 26 a 30 deste mês. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apoia a premiação. Os casos também serão apresentados no Núcleo de Conhecimento do salão, em formato de palestras em 28 e 29 de maio.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em