UFSCar inaugurou em Sorocaba Observatório do Turismo do Estado de São Paulo

Será um instrumento social, facilitador de gestão e debate, ‘observando’ com visão estratégica a situação atual e analisado as perspectivas futuras da atividade turística

  
  

Na quarta-feira, 10 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou em Sorocaba o Observatório do Turismo do Estado de São Paulo (OTURESP), órgão responsável por levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do estado.

O objetivo principal do OTURESP é fomentar uma rede de informações e criar uma base de dados disponível aos agentes públicos e profissionais da área do turismo, que poderão se utilizar dos indicadores formalizados, durante os processos de tomada de decisão que visem ao desenvolvimento do setor turístico dos municípios paulistas.

A professora Telma Darn, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar e coordenadora do OTURESP, diz que o Observatório foi criado a partir da constatação sobre a pouca articulação entre dados e pesquisas em turismo no estado de São Paulo, o que acabava dificultando a gestão pública e privada da atividade turística de forma sistemática.

“O OTURESP se propõe a atuar como uma ferramenta participativa no planejamento, gestão e monitoramento do turismo no estado, criando e analisando indicadores, conformando um cenário de referência e contribuindo para tomada de decisões mais conscientes e acertadas”, afirma Darn.

O OTURESP é um espaço multidisciplinar destinado a profissionais e gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas de formação que desejem desenvolver e aprimorar estudos e pesquisas em turismo, bem como propor parcerias para explorar as potencialidades e enfrentar desafios do setor.

Em atividade desde 2012, o OTURESP surgiu como um programa de extensão da UFSCar; em 2014, foi iniciada a criação de um banco de dados com os interlocutores públicos de turismo dos 645 municípios do estado; e a inauguração da sede, em 2015, consolida os trabalhos iniciais e abre as portas para o desenvolvimento de muitos projetos.

“O Observatório deverá, a partir de agora, ser um instrumento social, facilitador de gestão e debate, ‘observando’ com visão estratégica a situação atual e analisado as perspectivas futuras da atividade turística no Estado de São Paulo”, completa a coordenadora.

A cerimônia de inauguração do OTURESP, aberta ao público, foi realizada às 16 horas na sede do Observatório, que fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no Santa Rosália, e contou com a presença do Ministro do Turismo, Henrique Alves; do Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Mauro Côrtes, na condição de representante do Reitor da UFSCar, professor Targino de Araújo Filho; e da Pró-reitora de Extensão, professora Cláudia Martinez.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: UFSCar

  
  

Publicado por em