Universo digital e compartilhado: tecnologia e aventura em convergência

Em palestra no ABETA Summit 2009, o especialista em novas mídias falou sobre a importância das redes sociais para os negócios de qualquer empresa e, principalmente, para o Mercado de Aventura.

  
  

“Nossa vida é digital e compartilhada”, destacou Gustavo Ziller, da Aorta, durante palestra do ABETA Summit. O tema “Blogs, Twitter, MySpace, Orkut, Flickr, Wikipédia, Google, Adds, Google Maps – Como utilizar as redes sociais a seu favor e melhorar o seu negócio?” foi um dos destaques da programação.

Segundo Ziller, há 15 anos a tríade de consumo era voltada para rádio, TV e jornais. Hoje, os dispositivos móveis já foram incorporados ao cotidiano das pessoas em escala global. “O Brasil tem 62 milhões de internautas e 60% de jovens conectados. O celular é para muitos a 1ª coisa que checamos ao acordar e a última coisa que desligamos (se desligamos!) quando vamos dormir. A Web no Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial, sendo que no ano passado o País vendeu mais computadores que aparelhos de TV”, disse.

O especialista em novas mídias falou sobre a importância das redes sociais para os negócios de qualquer empresa e, principalmente, para o Mercado de Aventura. “Social Media é a nova fronteira do digital, a questão não é se vale o investimento ou não, mas sim estar presente na vida digital das pessoas”, comentou Gustavo.

A Aorta Novas Mídias, especializada em aplicativos e comunicação por conteúdo em nova mídia, acaba de comemorar uma grande conquista. O trabalho com a banda Skank rendeu ao grupo o prêmio Multishow de Música Brasileira na inédita categoria, “Iniciativa”, por sua interação com os fãs via meios digitais. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão a Rádio Skank – aplicativo disponível para usuários do iPhone e iPod Touch, Quizz SMS, ativação em redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut, entre outros projetos.

Convergência - Como usar as redes sociais para promoção dos destinos turísticos? “Estamos falando de perfis diferentes de indivíduos que trocam informações continuamente. O segredo está em como podemos aproveitar esta convergência”, acrescentou Scott Zimmermann, do Step Up Travel, ferramenta de marketing em ambiente Web especializado em serviços de viagens e turismo.

A forma de integração entre esses internautas também é bastante interessante. Os amigos passaram a ser produtores de conteúdo e também formadores de opinião. O Flickr tem mais de 3 milhões de fotos publicadas por mês. O Twitter ganha diariamente mais de 2 milhões de Tweets. “Vários nichos de mercado podem cada vez mais buscar formas de divulgação inusitadas nas redes sociais e o potencial de disseminação é mundial, dependendo da abordagem e da estratégia utilizada”, comentou Zimmermann.

As redes são um modismo? Ou são a maior inovação desde a Revolução Industrial?

Anos para alcançar 50 milhões de usuários
Rádio = 38 anos
TV = 13 anos
Internet = 4 anos
iPod = 3 anos
Facebook = 100 milhões de usuários em menos de 9 meses
Downloads iPod Application = 1 bilhão em 9 meses

Veja o vídeo ...
http://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8&feature=PlayList&p=CB739AFEE7B835F8&playnext=1&playnext_from=PL&index=6

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em