Uruguai terá sua primeira semana de geoturismo

O geoparque Grutas del Palacio tem 3.641 km2 e está localizado a apenas duas horas da capital Montevidéu

  
  

A primeira semana do geoturismo, no Uruguai, contará com diferentes atividades entre 21 e 27 de março, em cada um dos sítios geológicos mais importantes.

O geoparque localizado no Departamento de Flores, centro do país, é o único reconhecido pela UNESCO entre os países hispânicos da América do Sul, desde dezembro de 2013. Além dele, somente a Chapada do Araripe, no Brasil, tem o reconhecimento do orgão internacional na região.

O geoparque Grutas del Palacio tem 3.641 km2 e está localizado a apenas duas horas da capital Montevidéu. Para conhecer os diferentes geosítios, em toda sua área, é necessário mais de um dia e, em muitos casos, é válido contar com uma coordenação turística prévia.

Entrar em cavernas antigas, contemplar pinturas em rochas, explorar belas paisagens de colinas e montanhas, desfrutar de grandes lagos, córregos e rios, e admirar uma falha geológica de mais de um quilômetro de comprimento, são apenas algumas das experiências proporcionadas nesse destino localizado na região centro-sul do Uruguai.

O geoparque Grutas del Palacio é amplamente recomendado para aqueles que procuram experiências diferentes e estão interessados em áreas temáticas específicas como geologia, paleontologia e arqueologia, bem como fornecer opções para o turismo de aventura, cavalgadas, passeios de barco, pesca, descanso e tranquilidade.

Suas pastagens naturais, grandes lagos situados ao norte do Departamento e da reserva de vida selvagem de Trinidad, permitem um contato profundo e íntimo com a natureza. Estabelecimentos e estadias rurais preservam as tradições, oferecendo acomodações quentes e uma excelente gastronomia local.

Atividades previstas nos geosítios:

- Falha geológica de Villasboas (segunda-feira, dia 21);

- Área protegida na localidade rochosa de Chamangá (terça-feira, dia 22);

- Mar de pedras San Martín del Yí (quarta-feira, dia 23);

- Grutas del Palacio (quinta-feira, dia 24);

- Colinas de Ojosmín (sexta-feira, dia 25);

-Parque Bartolomé Hidalgo, Parque Andresito Arenales de Paso del Palmar (sábado, dia 26);

-Circuito Trinidad (domingo, dia 27).

Outras informações:

- 29 países têm geoparques reconhecidos pela UNESCO, mas somente dois estão na América do Sul: Araripe (Brasil) e Grutas del Palacio (Uruguai);

- As formações geológicas que compõem o geoparque Grutas del Palacio têm diferentes idades, que vão desde 2.500 milhões de anos até a atualidade;

- Duas áreas são protegidas na mesma região: formação de rocha natural, com mais de 55 milhões de anos, que é uma antiga caverna conhecida como o Palácio que dá nome ao destino; e a localidade rochosa de Chamanga, representando a maior concentração de pictogramas rochosos do país, com 41 registros.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Ministério do Turismo do Uruguai

  
  

Publicado por em