Veja a cobertura da 20ª Reunião Internacional da ABAV

Saiba o que aconteceue durante a reunião!

  
  

Terminou a pouco a 20ª Reunião Internacional da ABAV, realizada no hotel Sheraton Porto, em Portugal. O encontro contou com a presença dos presidentes das Abav´s estaduais e DF, diretoria da Abav Nacional e Conselho Fiscal. Na pauta, prestação de contas e balanço financeira da entidade, mudanças no estatuto, ações do Iccabav e o Proagência, Congresso e Feira da Abav além de assuntos de diretoria e a palavra dos presidentes.

O encontro realizado a convite do Turismo de Portugal e da TAP, transportadora oficial da delegação, segue até o dia 9 .

À noite está previsto um workshop com o trade local na Alfândega do Porto, local onde também será realizado jantar no Salão Nobre.

PROAGÊNCIA II
Antonio Azevedo, diretor do ICCABAV e do PROAGÊNCIA, aproveitou a reunião para explanar todo o trabalho desenvolvido desde 2009, quando a segunda etapa do programa foi lançada. Até o momento, o PROAGÊNCIA capacitou mais de 2.300 agentes de viagens através dos Cursos de Educação à Distância e aproximadamente 1.700 profissionais participara do Training Show “Competitividade, um caminho para o sucesso”, que percorreu 34 destinos brasileiros no último ano.

Azevedo falou também sobre o curso “Gestão Estratégica para o Setor de Agenciamento de Viagens”, que já está sendo oferecido em diversas cidades e visa levar o agente de viagens a compreender o papel do gestor e a discutir as melhores práticas para a elaboração do plano estratégico da sua agência de viagens. O curso, dividido em oito horas presenciais, 14 horas online e mais oito horas presenciais, acontecerá nas 27 unidades federativas.

A Matriz da Competitividade, lançada recentemente pela Abav e Sebrae Nacional, também foi abordada. Trata-se de um instrumento de pesquisa online disponível no Portal ABAV e SEBRAE com o objetivo de avaliar o conhecimento dos níveis de competitividade das agências de viagens de todo o Brasil e identificar o potencial para o desenvolvimento de ações que tenham maior impacto nos níveis de competitividade das empresas do setor.

"Chegamos a segunda etapa deste projeto alcançando o Brasil todo. Tivemos feedbacks de pessoas que reclamavam de nunca terem tido oportunidades. Conseguimos atingir nossa meta de estar presente em todos os mercados", destacou Azevedo.

O dirigente anunciou também que a entidade está em negociação com a Amadeus para oferecer diversos cursos através das Abav´s estaduais e DF. Hoje, apenas Abav/RJ e Abav/BA disponibilizam cursos da empresa.

NOVOS PRODUTOS
O diretor de Projetos Especiais da Abav Nacional, Alessandro Macedo, anunciou que a entidade está em conversa com o Banco do Brasil para oferecer produtos exclusivos aos associados. Linhas de crédito diferenciadas, cartões de crédito com a bandeira da Abav e seguros de responsabilidade civil estão dentre as possíveis novidades.

Alessandro aproveitou para falar aos dirigentes sobre o programa Viaja Fácil Brasil, realizado em parceria com a Administradora de Consórcios Gazin. O produto foi criado exclusivamente para que as agências associadas possam atender a classes C que, no ano passado, passou a ser a maior classe social em potencial de compra de bens e serviços, movimentando sozinha R$ 881 bilhões ou 41% do total de crédito e dinheiro disponível.

REFORMA ESTATUTÁRIA
Algumas mudanças previstas na reforma do Estatuto da Abav Nacional, que vem sendo estudada pelos conselheiros Nilo Machado Pereira, João de Souza Ávila e Ana Carolina de Souza, com o apoio do Assessor Jurídico da entidde, Joandre Ferraz, foram anunciadas pelo presidente da Abav Nacional durante a reunião.

Destaque para a redução na composição do Conselho Nacional e também na diretoria da Abav Nacional, reduzindo a composição para oito dirigentes sendo um presidente e sete vice-presidentes, com funções executivas.

O novo estatuto será apresentado na próxima reunião do Conselho de Presidentes e diretoria da Abav, que será realizada de 26 a 29 de maio, na Paraíba. Na ocasião os participantes ficarão hospedados no resort Mussulo Resort by Mantra, que apoia o encontro.

TAXA DE EMBARQUE
O antigo assunto da remuneração das agências de viagens por parte da Infraero, devido à cobrança da taxa de embarque, voltou a ser discutido. O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira e o presidente da Abav/DF, Carlos Alberto Sá, acordaram uma futura reunião junto ao órgão para tentar resolver a questão.

"Arrecadamos para as empresas aéreas, assumimos o risco e garantimos o pagamento, mas não recebemos nada por isso”, destacou Ferreira, acrescentando que há dez anos a questão foi contestada pela Abav/RJ, na época dirigida por ele e que várias estaduais chegaram a entrar na Justiça, mas não houve ganho de causa.

Fonte: ABAV Nacional

  
  

Publicado por em