Verão catarinense nos embalos da música clássica

Reunirá professores, regentes de renome internacional, artistas consagrados e estudantes de música erudita vindos de várias regiões do mundo

  
  

Santa Catarina se transformará no maior palco de música clássica do Brasil entre 22 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012. Localizada na região Norte do Estado, muito próxima às mais belas praias da região, a cidade de Jaraguá do Sul atrai anualmente uma multidão de entusiastas para o mais importante festival-escola da América Latina.

O evento reunirá professores, regentes de renome internacional, artistas consagrados e 360 estudantes de música erudita vindos de várias regiões do mundo e que passaram por rigorosa seleção para homenagear a música contemporânea. Este ano, entre os músicos consagrados estão João Carlos Martins, Marlos Nobre e Alexandre Dossin.

Femusc 2012: contemporaneidade à flor da pele

A sétima edição do festival terá como temática as composições que marcaram os últimos cem anos. O aprimoramento do público catarinense permitiu que fosse possível criar uma programação com tema específico, aprofundando ainda mais a experiência musical vivida nas duas semanas de festival.

Além disso, a tradição também estará presente com apresentações das célebres obras de compositores clássicos e românticos mais conhecidos de todos os tempos como Mozart, Beethoven, Brahms, Schubert, Mendelssohn, Tchaikovsky, Debussy e Schumann.

Agora é que são elas: mulheres em destaque

As compositoras são a grande inspiração para o concerto de 31 de janeiro. As quatro obras apresentadas oferecem uma variedade de vertentes artísticas que vão desde a divertida obra da britânica Madeleine Dring à misteriosa “Ânima”, da brasileira Marisa Resende.

A expressividade e inovação ficam à mostra na composição da russa Sofia Gubaidulina, uma das mais importantes artistas do mundo atual. O clássico “Noneto”, da francesa Louise Ferrenc encerra a noite feminina no Femusc 2012.

Jaraguá do Sul: acordes de qualidade de vida e desenvolvimento social

Localizada a menos de 200 km entre as capitais Florianópolis e Curitiba, é um ponto estratégico na área de abrangência do Mercosul, com uma situação favorecida pela proximidade de acesso com a BR-101, os aeroportos de Joinville, Navegantes e Florianópolis e os portos de São Francisco do Sul e Itajaí.

O município faz parte da região Norte de Santa Catarina, que concentra diversas etnias, preservando uma rica herança cultural ainda hoje cultivada por descendentes de alemães, húngaros e italianos, principalmente.

Traços marcantes na arquitetura, costumes e culinária encantam visitantes de todas as idades. Entre as opções de lazer e esporte, destacam-se caminhadas entre bosques e cachoeiras, rafting em rios de água transparente, vôos livres, enduros e cavalgadas por estradas do interior.

Poucas cidades no Brasil reúnem características de beleza natural, sossego e intensa atividade industrial como as de Jaraguá do Sul.

Próximo à Serra do Mar e cercado pela Mata Atlântica, o município conta com pouco mais de 142 mil habitantes, sendo referência mundial nos setores têxtil, metal-mecânico e de essências para a indústria da alimentação.

Seus indicadores sociais destacam-na entre as cidades que oferecem uma das melhores qualidades de vida do País, especialmente para crianças, segundo a UNICEF.

Jaraguá do Sul é a cidade com o menor índice de homicídios do Brasil, de acordo com recente pesquisa do Centro Latino-americano de Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

Serviço:

- O que: Festival de Música de Santa Catarina

- Quando: de 22 de janeiro a 4 de fevereiro de 2012

- Onde: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul

- Horários das apresentações diárias: 19h no Pequeno Teatro e 20h30 no Grande Teatro

- Ingressos gratuitos: Todas as apresentações e as atividades em locais alternativos terão entrada gratuita para o público

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Rayana Borba

  
  

Publicado por em