Visão e paladar servem de estímulo à promoção de destinos do Litoral ao Sertão do Pernambuco

A exposição passa uma semana nas dependências da Secretaria de Turismo e segue de forma itinerante para os municípios participantes do projeto, aeroporto, rodoviária e museus.

  
  

Cores e sabores são utilizados como instrumentos de promoção de destino em Pernambuco. Através de uma arrojada iniciativa permeada por uma brincadeira com os sentidos da visão e paladar, a Secretaria de Turismo do Estado faz o lançamento da segunda edição do projeto Pernambuco conhece Pernambuco na próxima quarta-feira (8), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções, às 10h.

Uma exposição fotográfica com 35 imagens produzidas por Rafael Medeiros, especializado em fotos publicitárias para o turismo, vai recontar as tradições históricas, culturais e naturais de municípios de grande potencial turístico das quatro regiões do Estado: Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

É a primeira vez que a Secretaria de Turismo de Pernambuco monta um acervo próprio completo de imagens de todas as regiões do Estado. Entre os destaques, a reprodução em um olhar artístico do por-do-sol com vista para o Rio São Francisco, as flores de Garanhuns, as formações rochosas de Buíque, a renda de Pesqueira, as praias das rotas náuticas, os monumentos de São José do Egito, além das pontes do Recife, o sítio histórico de Olinda, o mar de Porto de Galinhas com suas piscinas naturais e a beleza inesgotável de Fernando de Noronha.

Após o lançamento, a exposição passa uma semana nas dependências da Secretaria de Turismo e segue de forma itinerante para os municípios participantes do projeto, aeroporto, rodoviária e museus.

Os cerca de 400 convidados esperados para o lançamento são do trade, Prefeituras e artistas, que vão receber um postal com fotos da exposição como forma de estímulo à descoberta dos destinos.

Com decoração de Andréa Costa, sobrinha da saudosa Janete Costa e sua parceira em diversos projetos, o auditório Tabocas será ambientado com folhas secas, flores tropicais e peças de artesanato.

Na ocasião, o Balé Cultural do Recife apresentará diversos números com os ritmos mais característicos de cada rota tais como o frevo, o maracatu e o caboclinho. Cada região terá ainda um artista embaixador responsável pela promoção das rotas.

Além dos apelos visuais, o lançamento do projeto será associado à memória sentimental do paladar. Para isso, o secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho, convidou o renomado chef Douglas Van Der Ley com o desafio de elaborar receitas contemporâneas com releituras de pratos tradicionais no Estado. Com isso, o chef preparou cinco opções.

São elas: Galinha cabidela com farofa de cuscuz e pastéis de charque, queijo coalho e peixe como entrada, Carne de Sol com manteiga de garrafa e arroz de leite, Peixe de água doce com molho de castanha, Arroz de Cordeiro e Risoto de feijão macassa com charque desfiada e queijo coalho temperado com vinho do São Francisco. Para sobremesa, bolo de rolo, passa de caju, doce de leite, cocadas, nego bom e rapadura, acompanhados da famosa Cachaça Triumpho.

Projeto:

A segunda edição do Pernambuco conhece Pernambuco acontece a partir da segunda quinzena de abril. Mensalmente, haverá eventos em um ou dois destinos com cursos de gestão do Turismo, educação ambiental, patrimonial e atendimento. No encerramento, shows e apresentações culturais.

Pernambuco Conhece Pernambuco - Cronograma:

Rota do Vinho Vale do São Francisco (13 a 19 de abril) – A rota mostra onde no Sertão de Pernambuco, onde a caatinga vira oásis - Municípios: Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista

Atrativos turísticos: Orla do Rio São Francisco, Ilha do Rodeadouro, Bodódromo, Vinícola Garziera, Monte Carmelo, Centro de Artes Ana das Carrancas e Oficina do Artesão Mestre Quincas.

Rota Águas da Mata Sul (27 de abril a 02 de maio) – Matas intocadas, fauna diversificada e cachoeiras refrescantes - Municípios: Quipapá, São Benedito do Sul e Palmares.

Atrativos turísticos: Engenho de Rapadura de Laje Bonita, cachoeiras de São Benedito do Sul, cachoeira Véu da Noiva, Quilombo dos Palmares.

Rota da História e do Mar (18 a 23 de maio) - A Rota da História e do Mar traça a origem do povo pernambucano - Municípios: Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Atrativos turísticos: Igrejas, ladeiras e um imenso patrimônio cultural, Praias do Cabo de Santo Agostinho (Suape, Calhetas e Enseada dos Corais), Porto de Galinhas e Ilha de Fernando de Noronha.

Rota do Cangaço e Lampião (10 a 15 de agosto)– A rota do Cangaço e Lampião conta um pouco da história dos bandoleiros nômades mantém viva a memória de Virgulino Ferreira da Silva - Municípios: Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito

Atrativos turísticos: Pedra do Reino, Cratera de Panela, engenhos de rapadura, Fundação Cabras de Lampião, Casa da Cultura, Cine Teatro Guarany, sítios arqueológicos da região nas encostas da Serra do Giz.

Rota da Moda e da Confecção (31 de agosto a 05 de setembro)- O polo têxtil do Agreste está na base desta rota, que é uma das mais visitadas de Pernambuco – Municípios:Toritama, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe.

Atrativos turísticos: Polo de confecção de jeans de Toritama, produção de artigos de vestuário de Taquaritinga do Norte e a indústria têxtil de Santa Cruz do Capibaribe, Moda Center Santa Cruz.

Rota da Crença e da Arte (21 a 26 de setembro) - A rota explora a mística existente no Agreste e a criatividade popular - Municípios: Belo Jardim, Pesqueira, Poção, Arcoverde, Buíque, Garanhuns,Bom Conselho]] e Saloá.

Atrativos turísticos: Vale do Catimbau, Santuário de Cimbres, bordados e rendas renascença.

Rota Luiz Gonzaga (05 a 10 de outubro) – Rota que mostra a diversidade do agreste pernambucano – Municípios: Recife, Moreno, Gravatá, Bezerros,Bonito, Caruaru, Brejo da Madre de Deus

Atrativos turísticos: Feira de Caruaru, Atelier Jota Borges, Centro de Artesanato de Pernambuco, matas, cachoeira de Bonito, Parque de Esculturas de Brejo da Madre de Deus, Teatro de Nova Jerusalém e trilhas de Moreno.

Rota Costa dos Arrecifes (26 a 31 de outubro)- A rota contempla algumas das praias mais bonitas do Estado - Municípios: Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros,Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Atrativos turísticos: Ilha de Santo Aleixo, falésias da praia de Guadalupe, Forte de Santo Inácio, praias.

Rota Engenhos e Maracatus (16 a 21 de novembro)– A rota é localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, início da nossa civilização no século XVI, e com ela os engenhos com as suas casas-grande - Municípios: Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Lagoa do Carro, Itambé.

Atrativos turísticos: maracatus rurais, artesanato de barro de Tracunhaém, Museu da Cachaça, Engenho Poço Comprido, produção de tapetes de Lagoa do Carro.

Rota Náutica da Coroa do Avião (31 de novembro a 05 de dezembro) -A rota é perfeita para a prática de esportes náuticos. Ao longo do percurso é possível organizar passeios de catamarã ou até alugar um barco, numa das diversas marinas existentes na região – Municípios: Olinda, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Goiana.

Atrativos turísticos: Vila Velha, Ruínas do Rosário e da Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos, Centro Peixe-Boi Marinho, Forte Orange e Coroa do Avião.

Fonte: Del Valle Editoria / ExclusivaBr

www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em