Equador apresenta experiência de turismo comunitário no Fórum Mundial

Promover e fortalecer as iniciativas de turismo comunitário. Este é o principal objetivo da Federação Plurinacional de Turismo Comunitário do Equador, que vai apresentar sua experiência em um painel do 3º Encontro Anual do Fórum M

  
  

Promover e fortalecer as iniciativas de turismo comunitário. Este é o principal objetivo da Federação Plurinacional de Turismo Comunitário do Equador, que vai apresentar sua experiência em um painel do 3º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável – Destination 2006, que será realizado em Porto Alegre, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

A missão da Federação é promover o turismo em mais de 60 comunidades de povos indígenas e afro-equatorianos que dedicam parte de suas atividades ao turismo, respeitando sua nacionalidade e favorecendo o posicionamento e identidade própria.
- Usamos o turismo como um mecanismo de resgate e valorização de nossa cultura ancestral em defesa de nosso patrimônio natural e do ecossistema que habitamos - explica Galo Villamil, presidente da Federação.

De acordo com ele, a Federação Plurinacional de Turismo agrupou as comunidades para requerer direitos junto ao governo e para financiar estratégias de capacitação, comercialização, difusão e organização que contribua para o alcance dos objetivos de melhorar os níveis de sobrevivência e turismo sustentável.
- Inicialmente temos contribuído para diminuir os índices de migração, por gerar emprego local, e também conseguimos inserir a mulher nos processos produtivos das comunidades -relata Villamil.

A principal ferramenta da Federação é o site www.turismocomunitario.ec onde estão reunidas as informações sobre os roteiros oferecidos. - O nosso turismo tem como base os recursos que são considerados atrações e atividades relacionadas ao entorno natural, incluindo patrimônio cultural e atividades produtivas que mostrem os estilos de vida e paisagens locais - define o presidente da instituição. Entre esses roteiros está o Caminho do Inca, com passeios por vestígios e antigos alojamentos daquele povo.

Mais informações: www.forummundialdeturismo.com.br

_____
Fonte: MTur

  
  

Publicado por em