2ª Semana Internacional de Gastronomia Costa Esmeralda, em Santa Catarina

Rota de restaurantes abre programação da 2ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.

  
  
2ª Semana Internacional de Gastronomia Costa Esmeralda

Um roteiro de delícias dá início nesta quarta-feira, dia 1º de julho, a programação oficial da 2ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, que acontece entre os dias 25 de julho e 1º de agosto, em Bombinhas, Porto Belo e Itapema. A Rota Gastronômica inclui 20 restaurantes da região que preparam, além do cardápio normal, um prato especial a preços bem acessíveis para apresentar durante o evento.

A base da maioria dos pratos são frutos do mar como peixes, marisco, camarão, lula, entre outras delícias. As sugestões também incluem ingredientes de outras cozinhas consagradas como a italiana, francesa e alemã. “A Rota Gastronômica é só uma etapa do evento que tem como principal proposta valorizar a região como destino de alta gastronomia, em especial, pela diversidade de ingredientes”, explica Antônio Carlos Lopes, vice-presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.

O cardápio completo de todas as delícias da Rota Gastronômica pode ser conferido no site do evento: www.semanadegastronomia.com.br

Estrelas da alta gastronomia marcam presença no festival

O evento vai contar com a participação de nomes consagrados da alta gastronomia nacional e internacional. Os renomados chefs Morena Leite, Heiko Grabolle, Laurent Suaudeau, Cheff Mueller, Claude Troisgros, Neka Menna Barreto e Mônica Rangel vão promover aulas demonstrativas com degustações ao longo da programação. As aulas-show ficam por conta dos chef’s e apresentadores Olivier Anquier, no dia 25 de julho, e Edu Guedes, no dia 1º de agosto.

A 2ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda vai contar ainda com a presença de Giuseppe Schipano, da Scuola Alberghiera e di Ristorazione, da Itália, que ministrará uma palestra e um painel entre os diretores da escola italiana e professores de gastronomia do Brasil.

Uma programação de workshops, promovidos em parceria com o SENAC Blumenau, acontecerá simultaneamente nas três cidades e abordará temas como peixes e frutos do mar, tortas, doces gelados, sabores do Brasil, pães artesanais, sopas, cremes e outras diversas especialidades. Ainda dentro da programação de cursos, o evento contempla aulas gratuitas de culinária para a comunidade, também em parceria com o SENAC Blumenau. Os interessados devem obter informações junto às Secretarias de Turismo de cada município.

A degustação de vinhos também ganha atenção especial durante o evento com a participação da sommeliere internacional Ana Paula Oliveira, da Enoteca Fasano, no dia 27 de julho. “A primeira edição, realizada no ano passado, superou as mais exigentes expectativas. Foi um grande passo para conquistar uma posição privilegiada entre os principais eventos gastronômicos realizados no Brasil”, acrescenta Marcelo Schünke, presidente do CE Convention & Visitors Bureau.

A organização da 2ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda espera receber um público de cerca de 3 mil pessoas, entre participantes inscritos e visitantes. “Queremos reunir esse público em torno de temas atrativos para mostrar as potencialidades da Costa Esmeralda e trazer grandes nomes nacionais e internacionais para agregar ainda mais valor à gastronomia regional", conclui.

A programação completa do evento, com datas, horários e inscrições, pode ser conferida no site www.semanadegastronomia.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em