A cozinha italiana na 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Evento vai contar com aula show do chef Alessandro Segato, que tem como característica adaptar receitas italianas ao paladar brasileiro. Workshop também vai abordar a gastronomia da Itália

  
  
Chef Alessandro Segato

Reconhecida como uma das melhores do mundo, a cozinha italiana terá representantes na 4ª Semana Internacional de Gastronomia. O evento, que acontece nas cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, vem se tornando uma referência na área. De 23 a 30 de julho, a região vai receber grandes nomes da gastronomia. Para falar da culinária italiana, a Semana Internacional de Gastronomia terá a participação de Alessandro Segato.

Segato nasceu em Rovigo, na região do Veneto, na Itália, e se formou na Escola de Hotelaria Instituto Alberghiero, perto de Veneza, aos 15 anos. Depois, se graduou como técnico de alimentos. Aos 18 anos, tornou-se sócio do Bistrô Bellini Monique. Após ter morado na França, na Suíça e na Alemanha, ganhou uma estrela no importante Guia Michelin. Em busca de novos projetos e com uma carreira sólida, comanda três restaurantes: o La Risotteria Alessandro Segato, localizado no bairro dos Jardins em São Paulo, o Passaparola, no bairro da Vila Nova Conceição, e o La Risotteria in Montagna, em Campos do Jordão.

Conhecido por adaptar receitas italianas ao paladar brasileiro, Segato está sempre em busca de novas criações. Ele se apresenta na segunda-feira, dia 25, na Secretaria de Turismo de Porto Belo.

Workshop
Sandro Pelá Duarte, do Centro Europeu, será responsável pelo workshop “Cozinha italiana com personalidade paranaense”. A aula acontece no sábado, dia 23, no Hotel Plaza Itapema. Sandro é coordenador do curso de Chef de Cuisine e Restaurateur do Centro Europeu e é membro fundador da Delegazione Brasile da FIC (Federazione Italiana Cuochi).

O chef é um defensor do uso de técnicas modernas no preparo dos pratos, mas não abre mão do sabor no resultado final. “Os pratos devem transmitir lembranças e sensações da infância”, aponta. Ele acredita ainda que o trabalho com a gastronomia deve envolver uma preocupação com a estética.

Na aula em Itapema, serão preparados dois pratos - Arancini de pinhão, recheado com ragú de barreado e banana e Panna Cotta ao perfume de cachaça de banana.

Inscrições
As inscrições para a aula show de Alessandro Segato e para o workshop “cozinha italiana com personalidade paranaense” podem ser feitas no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br. O valor para a aula show é de R$ 100 e de R$ 50 para o workshop (acadêmicos de gastronomia têm desconto). No link inscrições, é possível também acessar a programação completa da 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento é organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e tem o apoio do Sebrae/SC, do Governo do Estado e das prefeituras de Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em