A rainha da mesa italiana no mundo em Porto Belo

Workshop da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda foi ministrado por professor de escola italiana, que apresentou os segredos da massa fresca da Emilia-Romana

  
  
O chef Giuliano Tassinari serviu vários pratos

Localizada ao norte da Itália, a região da Emilia-Romana é um tradicional roteiro gastronômico. É lá que são feitos alguns dos ingredientes mais apreciados da gastronomia italiana, como o vinagre balsâmico, o presunto de Parma e o parmesão. Na província de Modema, neste paraíso gourmet, está uma das mais conceituadas escolas da área do país: a Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni.

Na quarta-feira, dia 28, professor desta importante escola participou da programação da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O chef Giuliano Tassinari ministrou workshop na Secretaria de Turismo de Porto Belo, no qual ensinou diversos tipos de massas e molhos para os participantes. Com o tema “A massa fresca da Emilia-Romana, a rainha da mesa italiana no mundo”, Giuliano tirou todas as dúvidas dos presentes, falando também da história de cada prato. Foram mais de três horas de aula, na qual os participantes também puderam saborear todas as delícias preparadas pelo chef.

Giuliano fez comparações entre os ingredientes encontrados na Itália e no Brasil. Com relação à farinha, diz que há diferença na cor, mas não na textura. Para o molho com carne moída, deu dica: para o chef, não se deve usar carnes nobres. “Ela vai perder todas as suas características”. Para Giuliano, o ideal é usar as partes próximas dos ossos. “Estas partes dão mais sabor ao molho”, afirmou ele.

Os participantes aprenderam a usar sal grosso nas preparações, outra característica da cozinha italiana. Além disso, puderam entender na prática como fazer as massas. Por exemplo, como fechar corretamente um capeletti.

A 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda segue até o sábado, dia 31, com diversos cursos. A programação completa está disponível no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br. Organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, esta edição da Semana de Gastronomia conta com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae, e patrocínio da Tam Linhas Aéreas, cozinhas Villenox e Univali, entre outros parceiros.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em