Alex Atala e a inovação na cozinha

Premiado chef preparou três receitas e falou sobre suas pesquisas com novos ingredientes em aula show de encerramento da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

  
  
Alex Atala

“Inovação é criatividade com utilidade”, defendeu Alex Atala em aula show da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O premiado chef brasileiro foi responsável pelo encerramento do evento, na noite de sábado (31), no Hotel Plaza Itapema. Antes de cozinhar, Alex conversou bastante com os mais de 80 participantes da aula. Apontou que a beleza da cozinha está na diversidade. “O moderno não elimina o clássico e o clássico pode ser contundentemente moderno em algum momento”, disse ele.

Modesto, Alex Atala afirmou que uma vida inteira em uma cozinha não é suficiente para saber tudo. Na aula show da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, mostrou-se ainda um grande pesquisador de novos produtos nacionais. Contou aos participantes como descobriu as propriedades culinárias da priprioca, que até então era apenas utilizada em cosméticos.

A priprioca foi um dos ingredientes utilizados no primeiro prato desenvolvido pelo chef na aula show – “Creme gelado de beterraba com mandarina, priprioca e lulas cozidas a frio”. Ainda sobre as pesquisas, afirmou que é muito importante que os chefs estejam próximos e mantenham diálogo com os produtores locais. “Usando ingredientes nacionais temos também benefícios sociais”, apontou Atala. Grande estudioso dos ingredientes proveniente da Amazônia, contou que todo o mundo tinha uma imagem da região. “Porém, desconhecia o sabor”, completou ele.

Alex Atala preparou também um Fetuccine de Pupunha à Carbonara e um Ravióli de limão, banana ouro e priprioca. Para ele, o que faz de uma receita um belo prato é a repetição. “Vinte e tantos anos cozinhando dá uma certa perícia”, disse ele enquanto montava um de seus belos e saborosos pratos.

O evento
A 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda iniciou no sábado, dia 24, e contou com a participação de outros grandes chefs - Olivier Anquier, Emmanuel Bassoleil, Luigi Tartari, Fabrice Lenud e Claude Troisgros. Além disso, o evento contou com 39 workshops que tratavam dos mais diversos temas relacionados à enogastronomia. Estas aulas foram de responsabilidade de renomadas instituições de ensino do Brasil - Univali, Uniasselvi, Senac e Centro Europeu -, assim como de entidades do exterior – da Itália, a Scuola Alberghiera e di Ristorazione di Serramazzoni e da França o Instituto Nacional de Confeitaria e Panificação (L'Institut National de la Boulangerie Pâtisserie).

O evento é uma iniciativa do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae, e patrocínio da Tam Linhas Aéreas, cozinhas Villenox e Univali, entre outros parceiros.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em