Autoridades destacam desenvolvimento econômico promovido pela Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Prefeitos da região e secretário de Estado do Turismo participaram do coquetel de lançamento do evento, realizado na sexta-feira (23)

  
  
Sabino Bussanello, prefeito de Itapema, Luiz Otávio Lustosa, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Albert Stadler, prefeito de Porto Belo, Valdir Walendowsky, secretário de Estado do Turismo, Manoel dos Santos, prefeito de Bombinhas e José Alaor Bernardes, diretor do Sebrae

Na noite de sexta-feira, dia 23, empresários das cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, assim como os prefeitos das três cidades e outras autoridades reuniram-se para o coquetel de lançamento da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Nos pronunciamentos, o destaque foi o desenvolvimento econômico promovido na região pelo evento, realizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae. O evento foi realizado na Secretaria de Turismo de Porto Belo.

Luiz Otávio Lustosa, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, apontou que a Semana Internacional de Gastronomia está se tornando um novo produto de atração ao turista de baixa temporada, que é uma das principais metas da entidade. “Agora podemos divulgar nossa região oferecendo praia para o verão e gastronomia para o inverno”, disse Lustosa. O presidente ainda complementou: “Aos meios de hospedagem criou-se um novo argumento de venda para atrair seus clientes e aos restaurantes participantes da Rota Gastronômica, a possibilidade de se manterem abertos durante o ano todo”.

Para José Alaor Bernardes, diretor do Sebrae, a sazonalidade é uma complicação para o maior desenvolvimento da região. “É preciso fazer mais eventos como este”, afirmou Bernardes. Valdir Walendowsky, secretário de Estado do Turismo, lembrou que a Semana Internacional de Gastronomia já está entre os grandes eventos da área no Brasil. “Ele está mudando o perfil da região, deixando-a como marco de qualidade gastronômica”, disse Walendowsky.

O prefeito de Bombinhas, Manoel dos Santos, lembrou que é preciso investir cada vez mais em gastronomia para fomentar o turismo na Costa Esmeralda. Sabino Bussanello, prefeito de Itapema, seguiu a mesma linha: “Estamos aqui para elevar a capacidade gastronômica e turística da região”.

Albert Stadler, prefeito de Porto Belo e anfitrião do lançamento, destacou a participação de escolas estrangeiras, da França e Itália. Explicou ainda que a Secretaria de Turismo do município passou por uma reforma em virtude do evento e afirmou que a região está vivendo uma nova fase. “A Semana Internacional de Gastronomia torna-se cada vez mais importante, já que leva os nomes de nossas cidades para todo o Brasil”, conclui ele.

O evento
Até o dia 31 de julho farão aulas shows na Costa Esmeralda grandes chefs, como Olivier Anquier, Emmanuel Bassoleil, Luigi Tartari, Fabrice Lenud, Claude Troisgros e Alex Atala. Além disso, professores de renomadas instituições de ensino serão responsáveis por workshops, que abordam os mais variados temas. Para conferir a programação completa da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, é só acessar www.semanadegastronomia.com.br.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em