Bira de Guaratiba (RJ): para alimentar o corpo e a alma

Criado em 1992 pelo pescador Bira, o restaurante segue a tradição regional de pratos à base de frutos do mar do Rio de Janeiro

  
  
Bira de Guaratiba

Além da rota conhecida dos pontos turísticos existem lugares incomuns que despertam em cariocas e turistas a astormesma dúvida: Estou mesmo no Rio de Janeiro? A Barra de Guaratiba coloca essa pulga atrás da orelha, com sua restinga e suas praias preservadas e a beleza estonteante da natureza intocada. E logo ali, em meio a todo verde, se esconde um restaurante cujos pratos disputam acirradamente o título de visão mais bonita. É de se comer com os olhos.

Criado em 1992 pelo pescador Bira, o restaurante segue a tradição regional de pratos à base de frutos do mar. As especialidades da casa foram desenvolvidas pelo próprio Bira, que com seu grande talento culinário conseguiu a atenção de turistas de várias partes do mundo e de grandes cozinheiros internacionais. O estabelecimento foi crescendo aos poucos e hoje figura entre os espaços imperdíveis da cidade que aliam boa gastronomia e uma vista de encher os olhos.

Os pratos preparados em generosas panelas de barro chegam borbulhando à mesa, com sua fragrância inebriante que ativa as papilas gustativas. As porções servem duas pessoas e acompanham arroz branco e farofa de dendê. Iguarias como Moqueca Mista de Peixe, Camarão, Lula, Polvo e Mexilhão; além de Camarão a base de Aipim e Leite de Coco ou o delicioso Filé de Robalo com Arroz de Camarão, agradam a novos paladares e aos amantes de frutos do mar.

O caminho até o restaurante pode assustar pela distância, mas o trajeto recheado de praias, montanhas e muito verde recompensa qualquer esforço. No caminho você vai passar por toda Praia de Barra, seguir pela Praia do Recreio, pela Praia da Macumba até chegar à Prainha, que vale um pit stop para avistar as melhores ondas da cidade. Na sequência, você verá a Praia de Grumari, e continuará por uma estradinha sinuosa que te levará até o Bira.

Chegando por lá, vale a pena escolher uma mesa na varanda, com vista para a Restinga da Marambaia e pedir uma caipirinha para acompanhar os pastéis de camarão, siri ou queijo, enquanto aguarda seu prato e aproveita a vista da mata plenamente virgem entre mangue e mar, ao som dos pássaros que cuidam da trilha sonora da casa. Difícil é querer ir embora!

Serviço:
Bira de Guaratiba
Estrada da Vendinha, 68-A
Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro
Fone: (21) 2410.8304
www.biradeguaratiba.com.br
Quinta a domingo, 12h às 19h
Somente cartões de débito e dinheiro

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em