Boteco, gastronomia e muita cultura juntos no Rio de Janeiro

Vassouras recebe o 4º Festival Sabor de Botequim em clima de festa

  
  

A região do Vale do Café, no Rio de Janeiro, receberá a partir de amanhã (4) o 4º Festival Sabor de Botequim. O evento será no município de Vassouras e reunirá uma grande programação cultural, que vai desde visitação a fazendas até roteiros gastronômicos com pratos típicos, feitos especialmente para o encontro.

Os visitantes terão várias opções durante o festival. Serão organizados passeios em museus, exposições de artesanato e de filmes e oficinas de cerâmica. O objetivo é que a economia da cidade seja a grande beneficiada, movimentando setores como a hotelaria, bares e restaurantes.

Vivian May, diretora da Casa de Cultura do município e turismóloga da Secretaria de Turismo de Vassouras, conta que nesta edição o festival será focado nos produtos regionais. “Os nossos chefs de cozinha vão usar produtos tradicionais daqui, como a cachaça, os alimentos embutidos, como a linguiça, e os defumados. Isso facilitará a divulgação de nossa gastronomia, para que os turistas conheçam as nossas comidas típicas”.

Ela afirma que 17 estabelecimentos vão participar dos eventos gastronômicos e que a expectativa é que a ocupação hoteleira para o próximo final de semana chegue a 85%. “Geralmente, os cariocas, mineiros e paulistas são os que mais nos visitam”.

O município carioca é bastante conhecido pela procura dos visitantes às fazendas que pertenciam aos barões do café e família tradicionais do século XVIII e XIX. Algumas famosas são a Cachoeira do Mato Dentro, Cachoeira Grande, Mulungu Vermelho, São Bernardo, São Luiz da Boa Sorte e a Santa Eufrásia, esta última tombada pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O 4º Festival Sabor de Botequim vai até o dia 13 de maio. Mais informações no site www.sabordebotequim.com/2012

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em