Chapada Diamantina anuncia festival de gastronomia

III Festival Gastronômico da Chapada terá palestras sobre gastronomia e vinhos; evento foi lançado em Salvador nesta terça-feira (1º), na Casa do Comércio

  
  

Uma oportunidade para curtir as belezas naturais da Chapada Diamantina e saborear pratos típicos da região a preços promocionais. Assim pode ser definido o III Festival Gastronômico da Chapada Diamantina, que vai ocorrer entre os dias 11 de dezembro e 1º de janeiro, em quatro municípios: Andaraí, Lençóis, Mucugê e Vale do Capão. A grande novidade para este ano é a realização de palestras sobre gastronomia e vinhos, que terá a participação de especialistas nos temas, com entrada gratuita.

As três palestras programadas vão ocorrer entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Restaurante Aromata da Lagoa, na Pousada Candombá e no Hotel Portal de Lençóis, estabelecimentos que participam do festival. O público-alvo são donos de restaurantes, pousadas e hotéis da região, mas as palestras estarão abertas aos interessados nos assuntos abordados.

Este ano, 22 estabelecimentos estão participando do evento e vão oferecer seus pratos principais à preços promocionais, como ocorreu nas últimas edição. Para os moradores das comunidades, serão oferecidos descontos especiais. Isso, segundo a organização do evento, é uma maneira de atrair os moradores dos locais a se integrarem ao evento e poder movimentar a economia dos municípios.

“É uma estratégia para atrair o público e valorizar o que a região tem de melhor, em termos de gastronomia, além de promover o turismo na Chapada, que já é um ponto forte no local”, afirma Cibele Américo, da Mil Produções, empresa que organiza o evento.

Outra novidade, para este ano, é a participação do município de Andaraí. Serão dois estabelecimentos da cidade e do distrito de Igatu.

O Sebrae/BA entra como apoiador do evento. “Os empresários participaram do Clube de Excelência que foi realizado na região e foram capacitados em termos de gestão, atendimento ao cliente, entre outros aspectos. É objetivo do festival, também, promover o fortalecimento desses estabelecimentos, qualificando-os para atender às exigências do mercado”, afirma Paulo Barboza, gestor de projetos do Sebrae/BA.

O III Festival Gastronômico da Chapada Diamantina é uma realização da Mil Produções, em parceria com o Sebrae, Senac, Bahiatursa, além dos empresários da região.

Serviço:
Sebrae/BA - (71) - 3320-4404

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Valéria Fernanda

Valéria Fernanda

16/06/2012 12:11:32
Olá pessoal, percebi que a informação é sobre o festival de 2009. Esse festival não teve continuidade?

Maristônia Rosa

Maristônia Rosa

17/02/2012 18:39:05
Maravilhosa ideia. É a valorização da ARTE culinária local. A Chapada Diamantina merece, ou melhor nós merecemos. Pena que perdi a data!

Ronaldo Aguiar

Ronaldo Aguiar

03/12/2009 16:33:56
Sensacional a idéia, estava sem saber deste evento e congratulo os organizadores, sou de Porto Alegre e já morei ai, na Chapada ,em Lençóis, conheço bem a região. Já tive até um pequeno restaurante onde servi nada mais nada menos que o melhor guitarrista do mundo Jime Page(Led Zepellin) em 1995, quando eu estava ai. Tenho várias lembranças e laços muito afetivos com esta região, coração da Bahia. Sou Técnologo em Gastronomia e temos um grupo muito legal aqui no Sul que adora toda a região...ela é mágica mesmo. Se houver a oportunidade gostaria de participar deste Festival, para trocar experiências gastronômicas do sul com o nordeste,mostrando a rica cultura que esta região tem e como podemos mesclar técnicas e métodos para tranformar ingredientes regionais em verdadeiras delícias. Parabéns!!