Alex Atala fecha 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Chef se apresentou no sábado (30) no Hotel Plaza Itapema e encerrou a extensa programação do evento, que vem se firmando como um dos mais importantes do Estado na área

  
  
Alex Atala fecha 4ª Semana Internacional de Gastronomia

Um dos chefs mais premiados do país fechou em grande estilo a 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Alex Atala apresentou-se no sábado, dia 30, no Hotel Plaza Itapema. Neste ano, o restaurante de Atala, o DOM, ficou em 7º lugar na lista dos melhores do mundo. Embora com vasta experiência na Europa, Alex Atala sempre mostrou uma forte preocupação em utilizar ingredientes brasileiros.

Atala preparou três receitas - Arroz de Cabeça de Garoupa, Creme de graviola com maracujá doce e Cuscuz/ Chibé/ Tabule Paraense. Na aula, conversou bastante com os participantes. Chamou a atenção para o poder que a comida tem de nos fazer conhecer lugares, de criar imagens através dos sabores.

Para o chef, um grande cozinheiro pode ser comparado a um atleta de alto desempenho – é preciso muito treino, suporte e bons equipamentos. “Exercício e compreensão são muito importantes”, destacou. Brincando, afirmou ainda: “Eu não durmo e recebo mensagens do além com novas receitas. Isso necessita de muito trabalho”.

Um aprendizado que Atala diz ter tido na vida profissional é que a técnica tem que ser bem usada. “Às vezes, é melhor que ela seja apenas um detalhe”, apontou. Questionado sobre como manter o DOM entre os melhores do mundo, foi enfático: “Sei que um dia eu não vou subir mais no ranking e um dia nem estarei nesta lista. O bom e o ruim têm uma coisa em comum: acabam. E eu não vou me vitimar com isso”.

Para o grande chef, a beleza está na diversidade. “O moderno não elimina o clássico”, defendeu.

O evento
A 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda reuniu alguns dos principais chefs do Brasil e do exterior em Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Passaram pela região Alessandro Segato, Claude Troisgros, Bel Coelho e Helena Rizzo. A programação incluiu ainda workshops sobre os mais diversos temas. Estas aulas foram de responsabilidade de renomadas instituições de ensino do Brasil - Univali, Uniasselvi, Senac e Centro Europeu.

O evento é uma iniciativa do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae/SC.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em