Circuito Sabores da Terra receberá o dobro de investimentos em 2009

A ideia é ampliar mais cidades do Litoral Sul e implementar o circuito para outras regiões.

  
  

A gastronomia de Pernambuco comemora a boa repercussão do Circuito Sabores da Terra, que no ano passado promoveu um atrativo turístico em três cidades do Litoral Sul. 50 estabelecimentos das praias de Municípios de Tamandaré, São José da Coroa Grande e Rio Formoso passaram a servir pratos produzidos com insumos locais como coco, batata doce, macaxeira, coentro, peixes e crustáceos, além de frutas tropicais como caju e banana. 50% de todos os pratos vendidos na região, são pratos desenvolvidos pelo projeto.

A proposta para 2009 é passar a 100 restaurantes. O Banco do Nordeste (BNB) anunciou o dobro de investimentos e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas - Sebrae já confirmou sua participação na iniciativa por mais um ano.

A Empetur e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado também sinalizou apoio. A ideia é ampliar mais cidades do Litoral Sul e implementar o circuito para outras regiões.

A iniciativa valoriza a economia da região, promovendo um aumento de recursos em todas as etapas da produção, do empresário dono de estabelecimentos locais, passando pelo vendedor da feira, chegando até o agricultor familiar. Este incremento é possível por um maior fluxo turístico proposto pelo Circuito. Este ano, a iniciativa irá receber o dobro de investimentos por parte do Sebrae, que colabora com a pesquisa e desenvolvimento dos novos pratos.

Para a iniciativa, profissionais dos restaurantes locais passaram por capacitações em segurança alimentar, normas de qualidade, hospitalidade, estratégias de marketing, empreendedorismo e marketing pessoal. "Trata-se de uma qualificação do turismo do litoral sul, e não apenas uma simples roteirização do destino", ressalta Simone Menezes, uma das coordenadoras do projeto.

Fonte: Simone Menezes - coordenadora

  
  

Publicado por em