Claude Troisgros e sua cozinha marravilhosa

O mais brasileiro dos chefs franceses voltou à Costa Esmeralda. Claude foi responsável por aula show na quarta-feira, dia 27, na 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

  
  
Lagostina Crisp, batata doce e agridoce

A trajetória da família Troisgros parecia traçar o destino de Claude antes mesmo de seu nascimento. O clã de cozinheiros começou a fazer fama com o avô Jean-Baptiste na pequena cidade de Roanne, ao sul de Paris. Claude tornou-se chef, mas sua trajetória foi desenvolvida bem longe da França. Chegou ao Brasil em 1979 e foi trabalhar com a equipe do chef Gaston Lenôtre, no Pré Catelan, no Rio de Janeiro.

Mas se o clã Troisgros revolucionou a gastronomia francesa com a Nouvelle Cuisine, Claude provocou igual revolução ao aliar os produtos exóticos tropicais à renomada culinária de seu país de origem. Depois de uma passagem pelo badalado balneário de Búzios, Claude começou a atrair a atenção e pouco tempo depois já era considerado o melhor chef francês do Brasil.

Claude abriu sua aula show da 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda contando um pouco de sua história. Na noite de quarta-feira, contou: “Quando cheguei, não havia uma cozinha muito sofisticada no país”, contou. As dificuldades de conseguir produtos o levaram a criar sua marca na gastronomia.

Os participantes lotaram a sala do Plaza Itapema destinada ao evento. Entre uma brincadeira e outra com o forte sotaque francês, ele preparou três pratos especiais - lagostinas crisp, batata doce agridoce; petite salade de rouget em escabeche; e petit gateau com doce de leite e arroz pipoca. Outra marca do chef apareceu na aula realizada em Itapema: a expressão “Que marravilha!”.

A 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda começou no dia 23 e segue até sábado, dia 30. O evento é organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com o apoio do Sebrae/SC, do Governo do Estado e das prefeituras de Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em