Claude Troisgros prepara três receitas para público da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda

Renomado chef e apresentador de televisão foi responsável por aula show na noite de quarta-feira (28)

  
  
Um dos pratos preparados pelo grande chef

A quarta-feira (28) foi especial para os mais de 70 participantes da aula show na 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. A estrela da noite foi o renomado chef e apresentador de televisão Claude Troisgros, que fez três receitas e interagiu bastante com o público.

Claude é considerado um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, chegou ao Brasil há 27 anos e é reconhecido por ser o responsável pela criação de uma sólida conexão entre as cozinhas brasileira e francesa. Seus cardápios mesclam a técnica francesa aos produtos exóticos e tropicais.

Em sua apresentação na Secretaria de Turismo de Porto Belo, o chef mostrou sua técnica através de três pratos muito especiais: mil folhas de palmito pupunha e vieiras, musse de haddock; risoto de camarões, espuma e cogumelos trufada; e fondant de chocolate ao leite e calda de morago, crumble de castanha do Pará.

Claude contou um pouco de sua história, que passa por três gerações de cozinheiros. A tradição iniciou ainda na França, nos anos 30. O pioneiro, seu avô Jean Baptiste, conhecido pela ousadia nas suas criações culinárias, ganhou fama por quebrar alguns tabus da cozinha clássica francesa da época como, por exemplo, sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.

Esta foi a segunda participação de Claude no evento, que vem se firmando como um dos mais importantes do Estado na área. Organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, conta com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae e patrocínio da Tam Linhas Aéreas, cozinhas Villenox e Univali, entre outros parceiros.

O presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau explica que o objetivo é reunir o público em torno de temas atrativos para mostrar as potencialidades da Costa Esmeralda e trazer grandes nomes nacionais e internacionais para agregar ainda mais valor à gastronomia regional. A expectativa é de que esta edição tenha mais de 3 mil participantes, entre aulas shows e workshops.

A 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda segue até sábado (dia 31), com várias atividades. Toda a programação pode ser conferida no site do evento – o www.semanadegastronomia.com.br.

Fonte: Costa Esmeralda Convention

  
  

Publicado por em