Comer e beber bem são especialidades da Região Serrana do Rio neste verão

lançamento do 1º Circuito Serrano Bier Gourmet será no Rio com a presença de autoridades, trade turístico e jornalistas

  
  

Com o objetivo de resgatar a imagem do turismo na Região Serrana, prejudicada pelas fortes chuvas do início do ano, o secretário de estado de Turismo Ronald Ázaro anunciou a realização do 1° Circuito Serrano Bier Gourmet, de 27 de janeiro a 28 de fevereiro. Cerca de 70 restaurantes, bistrôs e hotéis de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo já confirmaram a participação no evento que contará com uma grande e criativa campanha que será lançada em rádios, na TV, em painéis eletrônicos pela orla carioca e até em quiosques montados em shoppings.

O anúncio foi feito durante uma reunião com secretários municipais de turismo, empresários e profissionais da área que atuam na Região Serrana. Todos afirmaram que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão com seus equipamentos turísticos em condições de receber os visitantes nesta temporada de verão e que as três cidades no réveillon tiveram ocupação de 75% dos hotéis cadastrados no Cadastur.

O secretário Ronald Ázaro afirma que o número está na média em comparação com os anos anteriores.

- O turismo não está junto com a catástrofe, ele está depois. Com o objetivo de chamar turistas e reconstruir a imagem da Região Serrana, o governo do estado através da Setur, estará promovendo o 1º Circuito Serrano Bier Gourmet que engloba estes três municípios e o Ministério do Turismo já destinou R$ 3 milhões para a campanha que terá início entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro com duração de três semanas.

Segundo o secretário estadual de turismo, o circuito foi elaborado com base no roteiro de vinhos feito na região sul do país, e tem como base a cerveja. Os chefs vão criar pratos especiais que combinem com os mais diferentes tipos de cerveja, as comuns e também artesanais. O objetivo do circuito é fidelizar o turista como uma marca da Região Serrana para os próximos anos.

- O turista, principalmente o carioca, ainda tem receio de visitar a serra por causa das chuvas do ano passado. Mas os municípios estão mais preparados esse ano do que estavam em 2011 para lidar com anormalidades, não serão mais pegos de surpresa.

Durante a reunião no gabinete de Ronald Ázaro, o secretário de turismo de Teresópolis, Carlos Tucunduva sugeriu uma idéia que ganhou a simpatia de todos. A instalação de webcams nas principais praças das três cidades para que os internautas-turistas possam ver como está a situação do tempo.

O lançamento do 1º Circuito Serrano Bier Gourmet será no Rio com a presença de autoridades, trade turístico e jornalistas. Local, data e horário serão anunciados na semana que vem, quando também estará sendo lançado o blog circuitoserrano.blogspot.com administrado pela diretoria de marketing da TurisRio (vinculada da Setur), que contará com todas as informações do evento, como os endereços dos restaurantes, hotéis e bistrôs que aderiam ao circuito, preços, atrações, além de boletins sobre as condições das estradas da região serrana e informações da Defesa Civil.

O diretor de marketing da TurisRio Guto Graça disse que a idéia é tornar o evento oficial e incluí-lo no calendário de festividades do verão serrano e que os chefs já criaram cardápios para os mais diferentes paladares.

Participaram do encontro com Ronald Ázaro, o subsecretário de estado de Turismo Audir Santana; o diretor de marketing da TurisRio Guto Graça, o representante do Convention Bureau de Petrópolis Rogério Elmor, o conselheiro da ABIH-RJ Carlos Mariz, o secretário de turismo de Teresópolis Carlos Cunha Tucunduva, o diretor presidente da fundação de Cultura e turismo de Petrópolis Gilson Domingos da Silva, o diretor de turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis Aníbal Duarte, e a secretária de turismo de Nova Friburgo Bianca Moraes.

Fonte: TurisRio

  
  

Publicado por em